terça-feira, 25 de agosto de 2009

APOSENTADOS COMEÇAM A RECEBER HOJE ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Começa a ser paga, nesta terça-feira (25), a antecipação de 50% do 13º salário dos 22,8 milhões de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) juntamente com o benefício do mês de agosto.
A primeira parcela do abono, segundo o Ministério da Previdência, representa uma injeção extra na economia de R$ 7,98 bilhões nos meses de agosto e setembro. Os beneficiários que quiserem, informou o governo, podem consultar o extrato mensal de pagamento na página do Ministério da Previdência Social na internet.
Este é o quarto ano de antecipação. A primeira foi em 2006, como resultado de um acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. O acordo prevê que a antecipação do 13º será mantida, pelo menos, até 2010, último ano do governo do presidente Lula.
Os depósitos do 13º dos aposentados e pensionistas serão feitos juntamente com os benefícios do mês de agosto, seguindo o calendário normal de pagamento, que este mês vai do dia 25 de agosto a 8 de setembro.
A partir desta terça-feira (25), será depositado o pagamento dos beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de pagamento com final 1, desconsiderando-se o dígito. Aqueles que recebem mais que o piso nacional poderão sacar o benefício e o abono a partir de 1º de setembro.
O desconto do Imposto de Renda (IR) no contracheque deste mês refere-se apenas ao valor referente ao benefício mensal. De acordo com a legislação, o desconto sobre o abono do 13º só será aplicado em dezembro, quando o INSS pagará a segunda parcela.
Quem passou a receber o benefício em janeiro deste ano terá o valor do benefício calculado proporcionalmente e os 50% integrais. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

***
Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário