segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ELAS DIZEM NÃO...

FONTE: Eliana Soares (maisde50.uol.com.br).

Especialistas explicam as razões que levam as mulheres a dispensar o sexo.

A situação é mais comum do que se imagina: após anos de convivência, o sexo vai perdendo o encanto e os casais acabam dormindo em camas separadas. O problema afeta, principalmente, quem já ultrapassou a faixa dos 50. Inconformados, os homens reclamam e vão em busca de respostas para a recusa de suas parceiras. Eles garantem que estão prontos para o prazer, mas estão sendo rejeitados.
Aos olhos dos especialistas, as mulheres ainda estariam sofrendo as consequências de uma educação rígida em relação ao sexo. Quem hoje tem mais de 50 anos representa uma das gerações mais pressionadas pela sociedade, a igreja e a família a não encarar o prazer como um direito. Para elas, o sexo sempre existiu apenas para fins reprodutivos e a chegada da menopausa representa o fim da vida sexual.
Outro motivo que aparece na lista dos sexólogos para que as mulheres rejeitem o parceiro é a falta de intimidade entre o casal.
A ginecologista e terapeuta Junia Dias de Lima explica que muitas mulheres na menopausa sofrem de depressão, sentem vergonha do corpo e não entendem as alterações que estão acontecendo no seu organismo. Para ela, o diálogo e o carinho neste momento são fundamentais: "As pessoas precisam entender as diferenças entre os sexos. As mulheres com mais de 50 estão passando por mudanças, demoram mais para ficar lubrificadas. É preciso que haja mais tempo para as preliminares do sexo. Geralmente, os homens não procuram saber o porquê da rejeição e isso distancia ainda mais o casal", afirma.
Além disso, a terapeuta lembra que muitos casais não se interessam em mudar a rotina. Segundo ela, os mesmos hábitos sexuais acabam por transformar o sexo numa obrigação. "O problema é que o sexo com dia e hora marcados fica chato", alerta ela.
O diretor do Instituto Brasileiro para a Saúde Sexual, Alfredo Romero, concorda. "Alguns homens sofrem durante anos com problemas de disfunção sexual. Quando procuram um especialista e solucionam o problema, acham que suas esposas também estão prontas para voltar à vida sexual ativa. Não é bem assim. A mulher com mais de 50 quer fazer sexo, mas ela precisa que seu parceiro a estimule e a trate com amor", afirma.
Para os homens que querem transformar sua vida sexual, Alfredo Romero mostra o caminho. " Voltar a ter uma vida sexual sadia depende, e muito, do diálogo. Nisso, o médico ou um terapeuta também podem ajudar. Sexo, ninguém nasce sabendo. É um aprendizado para a vida toda", finaliza.

Gostou da matéria? Críticas, dúvidas e sugestões, escreva para editora@maisde50.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário