sábado, 26 de setembro de 2009

HAMILTON FAZ A POLE COM A AJUDA DE BARRICHELLO, QUE LARGA EM DÉCIMO...

FONTE: UOL Esporte, em São Paulo.

Lewis Hamilton voltou a ser o mais rápido nas ruas de Cingapura e repetiu a liderança da terceira sessão livre no treino de classificação deste sábado. O inglês conseguiu a sua segunda pole position seguida no Mundial e vai largar em primeiro lugar na corrida que terá largada a partir das 9 horas (horário de Brasília) deste domingo.O brasileiro Rubens Barrichello conseguiu contornar a sua punição de cinco lugares devido à troca de câmbio e fez o quinto melhor tempo. Ele vai largar na décima posição, com vantagem sobre seu companheiro de Brawn e rival na briga pelo título, o líder Jenson Button, que sai apenas em 12º lugar.
Barrichello consolidou o quinto melhor tempo quando perdeu o controle em uma curva e causou a bandeira vermelha, faltando 26 segundos para o final do treino. Assim, ele interrompeu a sessão sem que houvesse tempo para mudanças na classificação, deixando Hamilton na pole.Foi a terceira vez que o inglês conquistou a primeira posição do grid nesta temporada. E, nas duas corridas anteriores em que Hamilton foi pole, Barrichello venceu, nos GPs da Europa e Monza.A segunda posição no grid ficou com a Red Bull do alemão Sebastian Vettel, que havia sido o mais rápido na sexta-feira e acabou não tendo tempo para ameaçar a volta rápida de Hamilton, já que Rubinho bateu nos instantes finais. Em terceiro, ficou o também alemão Nico Rosberg, da Williams. Mark Webber fez o quarto tempo, enquanto Fernando Alonso, da Renault, aproveitou a punição a Barrichello para ser "promovido" da sexta para a quinta posição no grid. Também foram beneficiados os pilotos Glock, Heidfeld, Kubica e Kovalainen, que saem logo atrás. A Ferrari sofreu no treino, com Fisichella em 18º e Raikkonen em 13º. No circuito urbano de Cingapura, a Force India também não manteve o embalo das últimas corridas e teve seus dois pilotos eliminados logo na primeira parte do treino.Na primeira parte do treino, Hamilton continuou seu domínio e avançou para o Q2 em primeiro lugar. Já a Ferrari de Fisichella não se encontrou e foi eliminada, ficando com a 18ª posição do grid. Grosjean rodou com sua Renault outra vez e vai largar em penúltimo lugar. A Force India de Adrian Sutil, que largou em segundo no GP de Monza, também decepcionou e ficou logo no Q1, com a 16ª posição. Pior ainda para seu companheiro Vitantonio Liuzzi, que ficou em último lugar e provou que a pressão aerodinâmica é a grande fraqueza da escuderia indiana, visível no circuito urbano de Cingapura.
A segunda fase do treino não poderia ter sido melhor para Rubens Barrichello. Button não conseguiu ficar entre os dez primeiros e foi para os boxes tendo que se contentar apenas com a 12ª posição. Já o brasileiro só fez volta rápida no último momento, mas aproveitou sua chance a avançou para a disputa da pole em sétimo. A Ferrari comprovou o mau rendimento em Cingapura com a modesta 13ª posição de Kimi Raikkonen obtida após a eliminação no Q2. O finlandês larga atrás de Button e Nakajima, que sai em 11º. Companheiro do japonês, Rosberg foi para o Q3 em primeiro lugar com sua Williams.Rosberg e Vettel começaram ditando o ritmo na disputa pela pole position, e Hamilton deu as caras após a metade da sessão final de dez minutos. Faltando três para o final, os carros foram para os boxes para as voltas decisivas. Barrichello teve problemas quanto estava em quinto, e interrompeu o treino deixando Hamilton em primeiro lugar..
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO:

Os tempos dos dez primeiros colocados poderão ser mais altos que os demais. De acordo com as novas regras, os pilotos que disputam a "superpole" terão que iniciar a sessão com a configuração de corrida e não poderão mais reabastecer até a prova de domingo, portanto, fazem a tomada de tempo com o carro mais pesado que nas etapas 1 e 2.

OS DEZ PRIMEIROS DO GRID

1. Lewis Hamilton (McLaren) - 1min47s891
2. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min48s204
3. Nico Rosberg (Williams) - 1min48s348
4. Mark Webber (Red Bull) - 1min48s722
5. Fernando Alosno (Renault) - 1min49s054
6. Timo Glock (Toyota) - 1min49s180
7. Nick Heidfeld (BMW) - 1min49s307
8. Robert Kubica (BMW) - 1min49s514
9. Heikki Kovalainen (McLaren) - 1min49s778
10. Rubens Barrichello (Brawn) - 1min48s828

Nenhum comentário:

Postar um comentário