sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DAIANE DOS SANTOS É PEGA NO ANTIDOPING; PINHEIROS PREPARA DEFESA, E CBG SE EXIME...

FONTE: UOL Esporte, em São Paulo.

Mesmo não tendo participado de nenhum torneio neste ano, a ginasta Daiane dos Santos foi flagrada em um exame antidoping, informou nesta sexta-feira a FIG (Federação Internacional de Ginástica). Segundo a entidade, a brasileira teve constatada em seu sangue a presença de furosemida durante um exame fora de competição realizado em julho. A substância é um diurético, presente em fórmulas e medicamentos utilizados para perda de peso.

O Pinheiros, clube ao qual a brasileira é filiada, confirmou a informação e revelou que Daiane foi notificada no início desta sexta-feira, pouco antes de iniciar seu treinamento. Tanto o clube quanto a ginasta só deverão se pronunciar oficialmente após uma reunião que deve acontecer ainda nesta sexta-feira entre Daiane, a comissão técnica do Pinheiros e os médicos do clube e da atleta. Depois, o departamento jurídico formulará a defesa da ginasta.De acordo com o comunicado oficial da FIG, Daiane, campeã mundial de solo em 2003, tem até o dia 13 de novembro para se explicar à Comissão Disciplinar da entidade. Depois desta data, a FIG tomará uma decisão final sobre o caso, contra a qual a ginasta poderá apelar em até 21 dias.Daiane dos Santos foi submetida a uma cirurgia no joelho em 23 de outubro de 2008 e a outro procedimento, mais simples, no dia 7 de maio deste ano. Embora tenha retornado aos treinos neste segundo semestre, ela ainda não está liberada para voltar às competições.Responsável pelas duas cirurgias mais recentes de Daiane, o médico Wagner Castropil explicou ao UOL que não ministrou qualquer medicamento com furosemida à ginasta no pós-operatório e demonstrou surpresa pelo caso."Em julho ela estava com um mês e meio, dois meses de operada, estava se reabilitando", comentou o médico. "É estranho, muito estranho, porque ela foi super rigorosa e profissional no processo de reabilitação, não engordou muito, se manteve treinando de outras formas. É uma grande pena, não bate com tudo que eu vi".
O técnico da ginasta, Raimundo Blanco, também questiona o resultado do exame. "Deve ter acontecido algum engano. Ela não está competindo agora. Não teria sentido usar nada neste momento", analisou o treinador.Procurada pela reportagem, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) não quis comentar o caso e se limitou a dizer que a questão ficará a cargo do Pinheiros, alegando que Daiane não é mais uma atleta da Confederação (quando, na verdade, ela apenas deixou de ser atleta da seleção, embora continue filiada à CBG). A presidente da entidade, Luciene Resende, não foi encontrada.Há uma semana, Daiane participou do UOL Esporte Entrevista e declarou que pretendia voltar à seleção brasileira em 2010. "Eu já estou praticamente liberada para treinar, tenho que ter um ganho de força em uma das pernas, que é o que falta para ele (o médico) me liberar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário