sexta-feira, 30 de outubro de 2009

EM NOTA OFICIAL, CLUBE DIZ QUE DAIANE USOU DIURÉTICO, MAS CULPA CBG POR DOPPING...

FONTE: UOL Esporte, em São Paulo.

O clube de Daiane dos Santos, o Pinheiros, admitiu, na tarde desta sexta-feira, que a ginasta usou o diurético furosemida em um tratamento para perda de gordura localizada. A nota oficial, porém, joga a responsabilidade pelo exame positivo à CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).Segundo o documento, a atleta estaria inelegível para exames antidopings desde 23 de outubro de 2008, quando avisou a entidade que estava machucada e, consequentemente, não fazia mais parte da seleção brasileira. "Cumpria à Confederação, também, notificar a Federação Internacional de Ginástica sobre o histórico e a situação da atleta, a fim de evitar a abertura de procedimento investigatório."De acordo com as normas antidoping da Federação Internacional, apenas atletas que fazem parte de uma lista divulgada pela entidade podem ser submetidas a testes fora de competição. Os critérios para inclusão na lista são presença no top-6 do ranking mundial. A FIG, porém, pode indicar qualquer nome, mesmo fora do topo de seus rankings, para fazer parte da relação. No site da FIG, inclusive, não há indicação sobre procedimento para atletas lesionados ou menção a alguma ferramenta para solicitar a exclusão de um atleta da lista.Na última relação divulgada pela FIG, em agosto, Daiane aparece. Além dela, os brasileiros Diego Hypolito, Daniele Hypolito e Jade Barbosa também são relacionados, assim como Ana Paula Ribeiro, da ginástica rítmica, e Juliana Antero, Marina Lopez, Marcela Lopez, Cibeli Oliani e Marisnei Oliveira, da aeróbica.Na manhã desta sexta-feira, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou que a atleta tinha sido flagrada com furosemida em exame fora de competição realizado em julho. Ela tem até 13 de novembro para se explicar.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
"O Esporte Clube Pinheiros vem, pela presente, manifestar-se acerca das notícias veiculadas na manhã desta sexta-feira, que dão conta da abertura de procedimento investigatório perante a Comissão Disciplinar da Federação Internacional de Ginástica, em razão de teste antidoping realizado na atleta Daiane dos Santos. Campeã mundial de ginástica artística, com diversos títulos conquistados para o país, reconhecida por sua idoneidade e referência no esporte nacional, Daiane se submeteu a duas cirurgias, a primeira em 23 de outubro de 2008 e a segunda, exclusivamente para a retirada de placa e parafusos, em 25 de maio de 2009. Desde a primeira intervenção cirúrgica, a atleta se encontra em recuperação clínica, afastada dos treinamentos e competições. A última participação de Daiane em competições oficiais se deu no dia 16 de agosto de 2008, durante os Jogos Olímpicos dePequim.
O afastamento de Daiane para a realização das cirurgias e tratamento de recuperação foi devidamente informado à Confederação Brasileira de Ginástica e ao Comitê Olímpico Brasileiro, com cópia aos respectivos departamentos médicos, em 21 de outubro de 2008, por meio de carta oficial do Esporte Clube Pinheiros, acompanhada de diagnóstico do Dr. Wagner Castropil. Com base nestas informações, a Confederação Brasileira de Ginástica excluiu Daiane da Seleção Brasileira permanente, em 23 de outubro de 2008, data que a atleta se tornou inelegível para a realização de exames antidopings. Cumpria à Confederação, também, notificar a Federação Internacional de Ginástica sobre o histórico e a situação da atleta, a fim de evitar a abertura de procedimento investigatório. Portanto, quando Daiane foi submetida ao teste realizado diretamente pela FIG, em 2 de julho de 2009, encontrava-se em tratamento fisioterápico visando readquirir condições para retornar à prática desportiva. Neste ano, Daiane não reúne qualquer condição para participar de competições e aguarda a alta médica para retornar aos treinamentos. Aproveitando o período de inatividade, Daiane realizou, com seus médicos particulares, entre junho e agosto de 2009, tratamento para redução de gordura localizada. No dia da coleta do material pela FIG a atleta fez constar na ficha todos os medicamentos utilizados nestes procedimentos, incluindo enzimas (furosemida).
ESPORTE CLUBE PINHEIROS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário