sexta-feira, 30 de outubro de 2009

REDUÇÃO DO IPI PARA PRODUTOS DA LINHA BRANCA É MANTIDA ATÉ JANEIRO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

O governo decidiu prorrogar por mais três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da chamada 'linha branca', que são geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos.
Ontem, quinta-feira (29), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que serão beneficiados os produtos com baixo consumo de energia e que, no caso dos fogões, a alíquota ficará um pouco maior. Antes da redução, o tributo estava em 4% e caiu para 0. A partir da próxima semana, será um pouco maior: de 2%.
O objetivo da medida é que os preços dos produtos continuem mais baixos para o consumidor. 'Os varejistas se comprometem a repassar [a queda do IPI] para os preços. Com isso, estarão consumindo mais', disse ele.
Esta é a segunda prorrogação do IPI para produtos de linha branca. A primeira aconteceu em 17 de abril e terminaria em julho, mas acabou a redução acabou mantida até o fim de outubro deste ano.
Segundo Mantega, as geladeiras, que antes do IPI baixo tinham uma alíquota de 15%, e que recuou para 5%, poderá manter essa mesma alíquota reduzida, mas somente para os produtos da chamada 'classe A', ou seja, com menor consumo de energia. As geladeiras da 'classe B', passarão a ter, a partir da próxima segunda-feira (2), uma alíquota de 10% e o restante voltará a ter um IPI de 15%.
No caso dos tanquinhos, aqueles classificados na letra 'A', cuja alíquota de IPI anterior era de 10% e que baixou para zero, continuarão com isenção. Já os tanquinhos classificados na letra 'B' terão alíquota de 5% e, o restante (C para baixo), retornarão para os 10% de taxação.
Sobre os fogões, cuja alíquota de IPI anterior era de 4% e que caiu para zero, terão alíquota de 2% a partir de segunda-feira, mas somente para os produtos da 'classe A'. Os produtos da 'classe B' terão alíquota de 3% e, para o restante, a alíquota voltará para os 4% originais.
Já no caso das máquinas de lavar, que tinham uma alíquota de 20% antes da desoneração e que passou para 10% com a desoneração, manterão uma tributação de 10% - para a 'classe A'. Para os produtos da chamada 'classe B', a alíquota será de 15% e, o restante, retornará para a tributação original de 20%.
Antes de manter a redução do IPI, Mantega solicitou que sejam mantidos os empregos e que haja mais contratações, além de ofertas para os consumidores.

*** Com informações do G1 e da Globo News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário