sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CAMPANHA DE COMBATE À RAIVA CONTINUA A PARTIR DESTE SÁBADO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Neste sábado (21), será realizada a segunda etapa do Dia R de Vacinação Anti-rábica, nos postos de vacinação dos Distritos Sanitários de Itapagipe, Subúrbio Ferroviário, São Caetano/Valéria, Cajazeiras, Pau da Lima e Itapuã, das 8h às 16h.
A campanha é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e tem o objetivo de oferecer a vacinação aos animais cujos donos não possuem disponibilidade durante a semana.
A raiva é uma doença que requer atenção integral e constante do sistema público de saúde, pois coloca em risco muitas vidas. As medidas de controle indicadas pelo Plano Nacional de Controle da Raiva (PNCR), do Ministério da Saúde, incluem a vacinação de cães e gatos, assim como observação clínica, educação em saúde, atendimentos de pessoas envolvidas em agravos com animais, coleta e envio de material para laboratório, entre outras ações.
Em Salvador, após registro de casos humano e animal em 2003 e 2004, houve declínio da doença, sem notificação entre o segundo semestre de 2005 e junho de 2009. Contudo, a ocorrência de casos de raiva em Itapuã, no mês de julho de 2009, e na Região Metropolitana de Salvador, nos municípios de Lauro de Freitas e Dias D´Ávila, indicam um possível retorno da doença.
A campanha anti-rábica segue até a próxima quinta-feira (26), na capital baiana, e a vacinação é feita casa a casa. Durante as visitas dos agentes de combate as endemias, os proprietários recebem um comprovante da vacina, além de material educativo com orientações sobre cuidados com os animais de estimação e formas de profilaxia contra a doença.
Nas residências fechadas é deixado um alerta com informações sobre o motivo da visita e orientação de como proceder à vacina do animal, que poderá ser aplicada em 87 Unidades de Saúde do Município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A localização de cada uma delas pode ser obtida através dos telefones 3611-7310 ou 3611-7311.
Na primeira etapa da campanha, em outubro, foram contemplados os Distritos Sanitários de Brotas, Centro Histórico, Liberdade, Barra/Rio Vermelho, Cabula/Beirú e Boca do Rio. A novidade agora é a mudança da vacina de Fuenzalida & Palácios para a Cultivo Celular, com aumento do período de imunização de um para dois anos. Mas as campanhas continuarão anualmente, por recomendação do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário