terça-feira, 24 de novembro de 2009

CASOS DE CÂNCER DE MAMA CRESCEM ENTRE MULHERES NA CASA DOS 30 ANOS...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
O número de casos de câncer de mama tem aumentado entre mulheres na faixa etária de 30 a 35 anos, segundo revelou a radiologista Cristiane Vieira Lima, do Image Memorial/ DASA, empresa de medicina diagnóstica considerada uma referência em Salvador.
“O câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos vem apresentando um crescimento contínuo na última década e triplicou nos últimos três anos. Em 2002, aproximadamente 5,2% dos tumores eram diagnosticados em mulheres abaixo dos 40 anos. Um estudo recente feito na região Sul do Brasil mostrou que 16,8% das mulheres avaliadas tiveram câncer de mama antes dos 35 anos, a maior parte delas da zona urbana”, afirmou a médica, que considera o novo perfil da doença um motivo de apreensão.
A radiologista disse ainda que os casos de câncer de mama entre mulheres jovens se demonstram mais graves, o que torna o processo de tratamento doloroso e demorado. “Os tumores que acometem mulheres abaixo de 35 anos são, em sua maioria, muito agressivos, maiores e com chances aumentadas de apresentarem recorrência. Soma-se a isto, o fato de que mulheres jovens possuem mamas densas, o que dificulta a identificação precoce por meio da mamografia”, explicou Cristiane Vieira.
“O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal”, salienta Dra Cristiane, informando também que este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. “As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário