quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DESEJO POR DOCES PODE CAUSAR HIPERINSULINA NA TPM...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Que mulher nunca passou pela enorme vontade de comer doces numa situação de nervosismo na época da TPM? Mesmo consciente de que pode ser prejudicial à saúde, ninguém resiste a um bom chocolate, bolos e tortas para acalmar os ânimos. Mas como administrar a culpa?
A busca por açúcar é constante e em muitos casos ocorrem alterações psicológicas consideráveis, tais como irritabilidade e hostilidade em relação às pessoas mais próximas. De acordo com a médica Sylvana Braga, a principal causa na mudança de humor está associada à equilíbrio dos níveis de serotonina no organismo. "O déficit deste componente gera o mau humor, além da vontade de comer doces e certos tipos de carboidratos, tais como pães e massas", explica a médica.
Por conta disso, a ingestão destes alimentos calóricos em grande quantidade aparece com mais freqüência, acarretando sérios problemas, inclusive cardiovasculares.
A saúde da mulher não é só mantida através de hormônios, mas por fatores hereditários, estilo de vida, freqüência e intensidade de suas atividades físicas. Estabelecer bons hábitos alimentares logo cedo pode fazer a diferença.
Para amenizar esses sintomas, Braga recomenda que sejam feitas refeições pequenas e freqüentes, à base de frutas - como maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco. Um bom exercício sempre facilitará a redução da hiperinsulinemia no corpo, que nada mais é que o aumento da secreção de insulina pelo organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário