domingo, 15 de novembro de 2009

ESTOQUE DE SANGUE EM NÍVEL CRÍTICO NAS CIDADES DE ILHÉUS E ITABUNA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
O baixo nível de participação da população de Ilhéus e Itabuna tem deixado em níveis críticos os estoques nos bancos de sangues dessas comunidades. Quem faz esta advertência é o professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Paulo Roberto Santana Melo, que leciona a disciplina de Hemoterapia no curso de Biomedicina e lembra que 25 de novembro é o dia internacional dedicado à doação de sangue.
Ao se referir aos bancos de sangue das duas cidades como campo aberto de estágio para os alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Medicina, ele enfatiza que os dois serviços, assim como em todo o Brasil, tem dificuldades de manter mensalmente um número regular de doadores de sangue, sendo necessária a mobilização da sociedade para assegurar os estoques em quantidade adequada à demanda de nossa região.
Melo, que é doutor em Patologia Humana e Experimental, destaca que a doação pode ser útil a muitas pessoas, já que diferentes hemocomponentes podem ser obtidos a partir de uma única doação. “Situações como a ocorrida com a última epidemia de dengue em nossa região demonstram a necessidade de participação mais efetiva da população na manutenção do estoque de sangue nos bancos dessas cidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário