domingo, 22 de novembro de 2009

FLU GOLEA SPORT NA ILHA, EM SHOW DE CONCA, MAS SEGUE NA ZONA...

FONTE: André Casado, RIO DE JANEIRO (msn.lancenet.com.br).
Tricolor, acima de tudo, é cauteloso e calculista. No Rio, Botafogo vence...
Pautado pela paciência, o Fluminense provou o amadurecimento de seu time, que cozinhou e, na hora certa, abateu o rebaixado Sport por 3 a 0, com gols somente no segundo tempo, neste domingo, na Ilha do Retiro. A vitória foi importante na luta contra o descenso, mas o Botafogo, principal rival em questão, venceu seu jogo no finzinho e manteve o Tricolor na zona da degola.
O grande destaque do confronto, de longe, foi Conca. O argentino participou de quase todas as jogadas do time, não se omitiu nunca, deu o passe para o segundo gol, de Fred, e fez o terceiro. Com o placar, o Flu segue em 17º, com 41 pontos, e está na cola do Alvinegro, a dois pontos de distância. Coritiba e Atlético-PR também não escaparam.
1º TEMPO.
A estratégia dos cariocas era clara: arriscar-se pouco, para não ser surpreendido por um rival kamikase, que nada tinha a perder. Assim, até mesmo Alan compunha o meio quando necessário. Na frente, porém, Fred participou pouco do primeiro tempo e assistiu mais às tramas de Mariano e Dieguinho, acionados com frequência. A cautela, para Cuca, seria aliada em meio à necessidade de vencer.
Determinado a encerrar a competição com honra, o Sport não mostrou apatia pelo descenso confirmado. Com certo domínio do setor central, sobretudo nos vinte primeiros minutos, a equipe de Levi Gomes tinha posse de bola e, sempre pela esquerda, com Dutra e Wilson, assustou o gol tricolor. O trio Gum/Dalton/Cássio saiu-se bem, porém.
Na parte final da etapa, o Fluminense evoluiu, embora ainda estivesse espaçado em demasia em campo. Se não fosse pela falta de coragem de seu lateral-direito, que em vez de chutar, cruzou, em dois lances perigosos, e pelo azar de Conca, que foi traído pelo mau estado do gramado em um arremate frontal, o time das Laranjeiras teria inaugurado o placar.
2º TEMPO.
O equilíbrio da metade inicial se repetiu, sem mexidas por ambos os treinadores - Levi apenas trocou seis por meia dúzia após a lesão de Adriano Pimenta, ainda com a bola em andamento. O craque do Flu, como um verdadeiro motorzinho, girava o jogo de sua equipe e não era parado. Já Diogo e Maurício não repetiam a mesma eficiência na condução de bola.
Aos pouquinhos, era possível notar o desgaste físico dos jogadores tricolores, que perdiam as divididas e, à exceção de um ou outro, não corriam mais com a mesma intensidade. O Sport aproveitou-se e criou chances, mas parou na má pontaria e no nervosismo do habilidoso Isael. Só que aí veio a expulsão de Moacir, aos 17.
Duas jogadas depois, apesar de não haver tanta relação, saiu o gol do Flu. Maurício cruzou para a área e Zé Antônio fez contra. Antes, o goleiro Cléber, que desta vez nada pôde fazer, operou milagre em chute à queima-roupa de Fred. Neste momento, o Botafogo empatava e, enfim, depois de 26 rodadas, o Tricolor se via fora da zona de rebaixamento, dependendo apenas de si a partir de então.
E não parou por aí. O Sport se lançou à frente e, descuidado, deixou um buraco em seu campo. De repente, surgiram Conca e Fred, lado a lado, para definir a jogada. O camisa 11, o melhor do duelo, serviu com maestria o atacante, que não perdoou. Festa no banco de reservas e entre os torcedores, a um passo de ver o sonho se tornar realidade.
Levi Gomes havia adiantado seu time, com Fabiano na vaga de Freire. Na mesma hora, Ciro entrou no lugar de Arce. Em seguida, porém, antes de fazer algo produtivo, o xodó foi expulso por falta estúpida e prejudicou de vez o Rubro-Negro pernambucano. Até o fim, foi só tocar a bola, com mais fôlego, já que Urrutia, Equi e Kieza (fora há quase dois meses) tiveram a chance de entrar.
PÓS-JOGO.
Mas a má notícia, vinda do Rio, deu um baque nos tricolores. O esforço não diminuíra a diferença para o rival Botafogo, que bateu o São Paulo nos acréscimos da partida, no Engenhão. A luta, de qualquer maneira, continua.
Agora, o Fluminense recebe o Vitória, no Maracanã, na semana que vem. O clube baiano, é bom lembrar, ainda não está livre também. Já o Sport recebe o Internacional sem grandes motivações.
FICHA TÉCNICA:

SPORT 0 x 3 FLUMINENSE

Estádio: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Renda: R$ 35.020,00 - Público: 9.362 pagantes
Cartões amarelos: Moacir, Zé Antônio e César (SPO); Mariano e Cássio (FLU)
Cartões vermelhos: Moacir, 17'/2ºT (SPO); Ciro, 35'/2ºT (SPO)
GOLS: Zé Antônio (contra), 21'/2ºT (FLU); Fred, 27'/2ºT (FLU); Conca, 41'/2ºT (FLU)

SPORT: Cléber, Igor, César e Freire (Fabiano, 25'/2ºT); Élder Granja, Zé Antônio, Moacir, Adriano Pimenta (Isael, 11'/2ºT) e Dutra; Arce (Ciro, 25'/2ºT) e Wilson. Técnico: Levi Gomes

FLUMINENSE: Rafael, Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diogo (Urrutia, 15'/2ºT), Mauricio (Equi González, 33'/2ºT), Conca e Dieguinho; Alan (Kieza, 15'/2ºT) e Fred. Técnico: Cuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário