segunda-feira, 2 de novembro de 2009

I SEMINÁRIO DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE JEQUIÉ...

Aconteceu no último sábado (30) na Câmara de Vereadores o Primeiro Seminário de Futebol profissional na cidade de Jequié – Bahia – Brasil, para discutir os rumos da participação de uma equipe profissional no campeonato de acesso do estado da Bahia no ano de 2010, estiveram presentes autoridades do meio esportivo e também o Prefeito Municipal Luiz Amaral, que se mostrou bastante interessado durante os trabalhos, entre as autoridades do esporte se fez presente o vice-presidente do Vitória da Conquista o Sr. Eduardo Moraes que proferiu palestra e apresentou um vídeo mostrando o planejamento da gestão esportiva para o Esporte Clube Primeiro Passo (Vitória da Conquista) que se iniciou desde o ano de 2005, onde Visão, empreendendorismo, planejamento, profissionalismo e encantamento são pontos significativos para o sucesso de uma equipe de futebol.

ENTREVISTA.

GUTO SANTOS (FOTO) – O Vitória da Conquista conhecido como o bode do sertão iniciou suas atividades no ano de 2005, quais os segredos para se gerir uma equipe de futebol e obter sucesso?
EDUARDO MORAES – na realidade o Vitória da Conquista elaborou um planejamento e tem buscado alcançar as metas e a principal é o título de campeão Baiano que dentro do planejado esperamos até o ano de 2010.

GS – Falta de organização e empreendendorismo é o inicio para a falência de um clube?
EM – Sem sombra de Dúvidas, o exemplo são os grandes clubes no Brasil que enfrentam muitas dificuldades em função desses vícios na gestão, as equipes de sucesso têm como marca a gestão moderna, profissional, cientifica e é o que tem feito sucesso nos grandes clubes, e os pequenos precisa copiar o que está dando certo.

GS – Na sua palestra o Sr. Disse que o gestor de futebol tem que fazer com que a cidade se encante com a equipe. Em Vitória da Conquista, já existe esse encantamento do torcedor com o Esporte Clube Primeiro Passo (Vitória da Conquista)?
EM –
Sem dúvida, o Vitória da Conquista tem uma comunidade no ORKUT com mais de oito mil membros, isso demonstra o carinho do torcedor pelo clube.

GS – Também foi discutido no seminário a viabilidade de se trabalhar a marca ADJ (Associação Desportiva Jequié) ou de se constituir uma nova agremiação com a finalidade de disputar o campeonato de acesso do Estado em 2010, com sua experiência o que o Sr. Aconselha?
EM –
É necessário que o povo de Jequié (desportista) que tem a memória de relação com sua história avalie, pelo que vi, a ADJ é muito querida pelos desportistas e pelo povo jequieense, mias existe um passivo tributário, trabalhista, fiscal que poderá impedir o ressurgimento da equipe, por tanto cabe ao empresariado local as pessoas apaixonadas pelo futebol, o povo acima de tudo definir qual a melhor saída; o mais importante é que Jequié volte a ter sua equipe profissional para que junto com as demais equipes do interior volte a brilhar; observamos que no momento o Bahia está num descenso e isso abre espaço para que as equipes do interior ocupe essa vaga e seja aí a segunda força do futebol baiano e porque não a primeira? Nós do Vitória da Conquista, pensamos em disputar um título mundial, sabemos que não vai ser amanhã, pois é necessário passar por todas as etapas, mais nosso objetivo é esse.

GS – A Lei Pelé faculta do direito de um Clube de futebol profissional ser empresa ou ser constituído como Associação, vocês em Conquista optaram pela Associação por que?
EM – Primeiro por ser uma tradição do futebol brasileiro, são poucas as equipes que optaram em se profissionalizarem como empresas, lembro que as grandes equipes são associações, além disso, você tem alguns privilégios da Lei, pagando menos impostos o que facilita manter uma equipe dentro legislação, daquilo que é estabelecido para o seu legal funcionamento.

GS – Que conselho o Sr. Deixa para os futuros gestores da ADJ ou de outra organização que por ventura venha surgir em Jequié?

EM – Na verdade eu torço para em breve nos possamos ter mais uma equipe profissional aqui na região sudoeste da Bahia, e que a torcida fomente essa iniciativa da prefeitura que está abrindo esse debate, que a torcida abrace, e volto a conclamar a participação do empresariado local, que não vi aqui, e que eles possam ver isso enquanto negócio, porque não existe hoje no mundo instrumento, mecanismo, ferramenta mais útil para divulgar uma empresa do que o esporte e o futebol é o principal deles, por tanto espero; não como conselho, mais vou torcer que em breve Jequié retorne a ter um grande time aqui na cidade.

GS – Como o Sr. Ver a realização de shows num campo de futebol?
EM – Hoje os grandes centros esportivos eles fazem isso como meio de se capitalizarem, mais eu não sei como isso acontece aqui, mais hoje o São Paulo Aluga o Morumbí, o Maracanã é fechado para grandes eventos, isso também faz parte da cultura, são eventos que trazem negócio para a cidade, movimentam a economia, eu creio que em função disso é que o gestor público deve ter tomado essa decisão.

GS – Agradecemos pela entrevista, suas considerações finais.
EM – Eu que agradeço a oportunidade e dizer que o Vitória da Conquista está de mãos dadas com o projeto dessa cidade co-irmã, que tenho grande carinho e já vi aqui grandes partidas entre o ADJ e o futebol de Conquista principalmente o Serrano e o HUMAITÀ, meu time do coração, mais hoje meu time do coração é o Esporte Clube Primeiro Passo – Vitória da Conquista.

OBS.: ESTA MATÉRIA FOI ENVIADA POR E-MAIL PELO AMIGO E COLABORADOR JEAN PEREIRA, REPÓRTER GUTO SANTOS (jeanporacaso@hotmail.com), A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO. ACOMPANHE ENTREVISTA NA INTEGRA NO PROGRAMA FALANDO DE ESPORTES DA 105FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário