terça-feira, 24 de novembro de 2009

INSS COMEÇA HOJE PAGAMENTO DA 2ª. PARCELA DO 13º. SALÁRIO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.
Começa hoje o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento vai possibilitar uma injeção de R$ 469,7 milhões na economia baiana. São mais de 1,5 milhão de beneficiários com direito ao abono natalino no estado, o quinto maior volume do país. O INSS fará o pagamento junto com a folha de novembro.
IMPOSTO DE RENDA.
Os segurados devem ficar atentos, pois, sobre a segunda parcela do abono, incide o desconto do Imposto de Renda. O extrato mensal de pagamento já está disponível na página do Ministério da Previdência Social na internet (http://www.previdencia.gov.br/).
O pagamento será feito de acordo com o calendário normal do INSS. Hoje, poderão sacar os beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de benefício com final 1, desconsiderando-se o dígito. Até o dia 30 de novembro serão pagos os benefícios de quem ganha até um salário mínimo e têm cartão de benefício com final de 1 a 5. De 1º a 7 de dezembro, poderão sacar os segurados que ganham acima do mínimo e o restante dos que recebem o piso previdenciário.
VALORES.
Os segurados que começaram a receber benefício depois de janeiro têm direito ao 13º salário proporcional. Nesses casos, segundo o INSS, ele é calculado de acordo com o período e a segunda parcela será menor do que 50%. Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
É a quarta vez que a Previdência paga a gratificação natalina em duas parcelas. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. O acordo prevê que a antecipação do 13º seja mantida até 2010, último ano do governo do presidente Lula.

*** Notícia publicada na edição impressa do dia 24/11/2009 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário