quinta-feira, 5 de novembro de 2009

‘OPERAÇÃO PLÁSTICO’ DESMONTA ESQUEMA DE SONEGAÇÃO FISCAL...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
Sete pessoas foram detidas na madrugada desta quinta-feira (5) durante a “Operação Plástico”, deflagrada simultaneamente em Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista, pelas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos contra a Administração Pública (Dececap), e o Ministério Público estadual (MP-BA).
A ação aconteceu também nos estados de Sergipe e Santa Catarina e teve como objetivo a desarticulação de uma quadrilha de sonegação fiscal, responsável pelo prejuízo de R$ 30 milhões aos cofres públicos. Os acusados praticavam o golpe milionário por intermédio da empresa catarinense TAF Indústria de Plásticos Ltda., que atuava nos ramos de produção e comercialização de caixas plásticas protetoras de medidores de energia elétrica e tinha diversas filiais na Bahia.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Débora Pereira, a empresa sonegava 70% dos impostos devidos. A TAF também é investigada por efetuar vendas sem nota fiscal e por utilizar laranjas (familiares e funcionários) no esquema criminoso.
Além das sete prisões efetuadas, a “Operação Plástico” também resultou na realização de 10 mandatos de busca e apreensão. “A operação foi um sucesso absoluto. Todos os alvos foram atingidos. Agora, seguiremos com o processo padrão de inquérito para desmanchar a quadrilha e recuperar os ativos perdidos pelo estado”, explicou a delegada, que também afirmou que as provas coletadas durante a investigação serão suficientes para comprovar todas as acusações.
Na capital baiana, foram presos os suspeitos Gilnei Silva do Nascimento, 44 anos, representante comercial da TAF, e a secretária Maria de Fátima Almeida Santos. Em Santa Catarina, os irmãos Fernando, Fábio e Alexandre de Carvalho Ferreira, proprietários da empresa principal do grupo. Já em Sergipe, a operação prendeu Antônio Romário e Galmar de Souza, proprietários da filial Metal Plástico.
O secretário da Segurança Pública, César Nunes, ressaltou que a ação contra empresas sonegadoras do fisco baiano será intensificada. “E não vamos ficar apenas na parte fiscal. Nossa parte corresponde também a criminal, ou seja, queremos apenar estas pessoas que sonegaram o fisco e lesaram o Governo do Estado da Bahia” declarou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário