terça-feira, 3 de novembro de 2009

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE PELO 9º. MÊS CONSECUTIVO EM SETEMBRO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

A produção industrial brasileira cresceu pelo nono mês consecutivo em setembro, segundo dados da pesquisa lançada nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta dos índices foi impulsionada pelo crescimento na produção de máquinas e equipamentos (5,8%) e veículos automotores (3,5%).
Na comparação com agosto, a alta foi de 0,8%. Apesar de estar diminuindo a força, o crescimento registrada em julho foi de 2,2% e caiu para 1,2% em agosto. Segundo O IBGE, a indústria ainda acumula ganho de 14,6% desde janeiro. O que ainda não é suficiente para recuperar as perdas ocorridas no setor no ano passado, quando houve queda de 11,6% neste mesmo período.
No terceiro trimestre de 2009, o resultado também foi negativo frente a igual período do ano anterior (-8,3%), mas positivo frente ao segundo trimestre (4,1%), na série com ajuste sazonal.
O refino de petróleo e a produção de álcool e alimentos apresentaram índices negativos na passagem do mês de agosto para setembro de -4,7% e -1,0%, respectivamente. Dos 27 ramos pesquisados, 17 apontaram alta na comparação com agosto.
Na relação com setembro de 2008, no entanto, a produção industrial recuou em 21 dos 27 setores, com veículos automotores registrando o maior impacto negativo, com queda de 16,6%, seguido por máquinas e equipamentos (-20%) e metalurgia básica (-13,1%).

*** Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário