segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SAIBA COMO TIRAR MAIS PROVEITO DO SEU 13º. SALÁRIO...

FONTE: *** Alan Rodrigues (CORREIO DA BAHIA).
Para o editor de televisão Antônio Carlos dos Santos, 51 anos, o 13º salário vai financiar a viagem de férias que ele planeja há um ano. Com as contas em ordem, ele pretende ir com a mulher para o Rio de Janeiro. A hospedagem está garantida na casa de parentes. O dinheiro vai ser gasto em passagens, alimentação e passeios. “Da primeira vez que eu fui, ano passado, não conheci tudo que queria, e passei este ano planejando voltar”, explica.
Como Antônio Carlos, uma legião de trabalhadores conta os dias para a chegada do dinheiro extra. A maioria, no entanto, espera usar o décimo no pagamento de dívidas. Para muitos economistas, essa é a melhor aplicação, mas há quem discorde.
O educador financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia financeira, é contra usar o 13º para quitar débitos. Segundo ele, isso alimenta um círculo vicioso que faz com que o trabalhador sempre esteja gastando além da sua renda. Domingos lembra que em 2008 dados do Banco Central apontavam 80 milhões de brasileiros devendo a cheque especial, cartões de crédito e financeiras. “Se tem prestação, tem dívida”, sentencia.
Para o especialista, é preciso diagnosticar o padrão de gastos e, com base nisso, alterar sua relação com o dinheiro. Guardar 50% do 13º em poupança e dividir o restante entre as festas de fim de ano e as despesas de janeiro, como IPVA, IPTU e material escolar, é um bom começo.
Pagar dívidas, jamais. “Alguns economistas infelizmente orientam a usar o décimo para zerar o cheque especial. Mas em três meses a pessoa está devendo de novo.” Para ele, o melhor é procurar o banco e parcelar a dívida com juros de, no máximo, 2,5% ao mês.
E, uma vez preservada parte do 13º, as opções para aplicar dependem da finalidade. Se o objetivo é comprar algo em curto prazo, como uma TV, melhor deixar na poupança. Quem tiver maior disponibilidade para aplicar por mais tempo pode optar por títulos públicos ou ações, mas nunca mais do que 20% do capital.
BOLSAS E SAPATOS.
A secretária Silvani Estrela, 30 anos, aprendeu a lição. Depois de torrar várias gratificações natalinas com o pagamento de dívidas, ela hoje junta o dinheiro para, com o FGTS, dar entrada num apartamento dentro de alguns anos. “Hoje eu coloco tudo na ponta do lápis, só gasto o que posso. Compra parcelada é no máximo em três vezes”, ensina.
Mesmo exemplo seguido pela auxiliar administrativa Íris Almeida, 26 anos. Depois de perceber que o dinheiro gasto em aluguel já poderia ter financiado a casa própria, decidiu com o marido controlar o orçamento doméstico. Hoje, ela ri do tempo em que terminava o ano endividada. “Com o que é que mulher faz dívida? Roupa, sapatos, bolsas”, brinca.
PRIMEIRA PARCELA DO 13º. DEVE SER PAGA ATÉ PRÓXIMO DIA 30.
Empresários e trabalhadores devem estar atentos às datas de pagamento do décimo terceiro salário. A primeira parcela, paga sem descontos, tem que corresponder à metade do salário bruto, sem descontos, calculado pela média dos primeiros 11 meses do ano, incluindo horas extras e adicionais noturnos. O pagamento deve ser feito até 30 de novembro, mas pode ser antecipado.
Aposentados do INSS desde 2006 recebem a primeira parcela do décimo junto com o benefício de agosto. Servidores estaduais podem optar por receber a metade do 13º no mês de aniversário ou solicitar a antecipação para o mês de ferias, o que também é facultado aos trabalhadores da iniciativa privada. Mas é preciso lembrar que a segunda parcela, obrigatoriamente paga até 20 de dezembro, sofre todos os descontos legais, como INSS e Imposto de Renda.
Trabalhadores com menos de um ano de contrato recebem gratificação correspondente aos meses trabalhados. A partir de 15 dias, já se considera o mês completo para efeito de cálculo. Trabalhadores temporários têm direito a receber o 13º proporcional, bem como os desligados da empresa, mesmo pedindo demissão.

*** Notícia publicada na edição impressa do dia 09/11/2009 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário