quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SALTO ALTO E MÁ POSTURA PREJUDICAM A COLUNA...

FONTE: Karina Baracho (TRIBUNA DA BAHIA).
Quem nunca sofreu com dor nas costas? De acordo com especialistas, sentar, andar, parar de maneira inadequada, e salto alto podem causar diversos transtornos à coluna, que na maioria dos casos é quem mais sofre com a má postura. Stress, cansaço e até vergonha durante a formação dos seios ainda na adolescência e a falta de preocupação com a postura são apenas alguns dos motivos que intensificam os erros de posicionamento físico, e, consequentemente a dor nas costas, que afeta a maioria dos soteropolitanos. Escolioses, lordoses e cifoses podem ser maus congênitos, ou seja, a pessoa já nasce com estas deformidades. De acordo com a fisioterapeuta Aline Oliveira, a situação pode ser controlada se o tratamento adequado for iniciado o quanto antes. Muitos dos problemas desta natureza são adquiridos ainda na infância, o que em muitos casos acontece pelo utilização de mochilas pesadas e cadeiras fora do padrão. “As crianças geralmente sentam de uma forma inadequada, por se sentirem confortáveis, mas isto não é a ideal”. Segundo a fisioterapeuta, o ideal nestes casos, seria que a própria unidade de ensino fizesse uma avaliação postural dos estudantes. “As cadeiras deveriam ser adequadas para o tamanho de cada criança e que fossem adaptadas de acordo com crescimento de cada um”. Com as precauções, os ambientes ficariam adequados para cada usuário. A mesma adequação foi destaca pela fisioterapeuta Rafaela Garcez. Ela que trata de patologias relacionadas à coluna e a má postura, assim como com a prevenção de tais moléstias com o pilates, destacou a importância da ergonometria também no ambiente de trabalho. “A não adaptação dos equipamentos de trabalho à ergonometria de cada profissional pode causar uma hérnia de disco ou lombar”, explicou. De acordo com ela, o tratamento com a técnica é uma junção de: consciência corporal, tonificação muscular, flexibilidade, alongamento e equilíbrio. “Tudo voltado para uma boa postura. Com o abdômen tonificado a pessoa consegue uma postura muito melhor”, salientou. “Muita gente não gosta de academia e prefere o pilates para não deixar a situação se agravar”.Outro vilão destacado pelas especialistas foi o salto alto. Bonitos e cada vez maiores eles podem levar para as usuárias pequenos calos, joanetes, tendinites a problemas nos joelhos e colunas. O salto alto provoca uma mudança na musculatura: com o uso constante, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos.Para pessoas que já se habituaram ao uso do salto, o desconforto vem na hora de usar um sapato de sola plana, como um tênis. Para se sentir bem, a melhor receita é intercalar o uso de sapatos de salto alto e de sola plana, assim a musculatura da perna fica em um estágio intermediário - quem guarda os saltos apenas para ocasiões especiais geralmente termina a festa carregando os sapatos na mão.
AGRAVAMENTOS.
Aline Oliveira destacou que a falta de uma postura adequada pode causar o aparecimento de diversas patologias como: “Tendinites, bursites, bicos de papagaio e outras doenças ocupacionais do trabalho”. O que, de acordo com ela, poderia ser evitado com uma postura correta. “O desgaste ósseo por exemplo, que pode acontecer com pessoas idosas a cada dia acomete adolescentes entre os 16 e 17 anos. Tudo por causa de uma postura inadequada aliada à falta de atividades físicas”, alertou. Reeducação Postural Global (RPG), pilares e exercícios posturais minimizam o sofrimento de quem vive constantemente cercado por dor. “Sentia muitas dores e descobri que tenho um desvio na coluna por causa por causa da má postura”, disse a digitadora Cláudia Nogueira, 39 anos. Cláudia não sofreu apenas com a coluna, depois de anos de trabalho a mão direita também foi acometida de muitas dores. “Era uma coisa por dentro que ia até o ombro, fiz alguns exames e descobri que estava com tendinite, também pela postura incorreta”. Atualmente a digitadora faz RPG e já se sente bem melhor. “As dores diminuíram quase que 90%. Para completar o tratamento faço alongamento em casa e também trato com acupuntura, além da fisioterapia”. Cláudia também está mais preocupada com a postura. “Fico me policiando todo o tempo”, ressaltou.
PREVENÇÃO.
De acordo com especialistas o melhor remédio ainda é prevenir. "Os exercícios podem auxiliar a postura”, destacou a fisioterapeuta Aline Oliveira. Conforme ela, se a população seguisse algumas regras referentes a uma bom posicionamento do corpo, poderiam ser evitados comprometimentos futuros, o que foi reforçado pela também fisioterapeuta Rafaela Garcez. “Trabalho muito com prevenção no pilates, que é o ideal para que a lesão não aconteça. Trato a resistência, flexibilidade e alongamento”. Desta forma o paciente pode tonificar os músculos tornado-os mais resistentes no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário