quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TRIO ELÉTRICO COMPLETA 60 ANOS E RECEBE HOMENAGENS NO CARNAVAL...

FONTE: *** Osmar Marrom Martins (CORREIO DA BAHIA).
Se depender dos herdeiros de Osmar Macedo e de artistas como Bell Marques, Durval Lelys, Carlinhos Brown e Claudia Leitte, os 60 anos de surgimento do trio elétrico e os 25 anos da axé music (temas do Carnaval 2010) serão lembrados realmente com muitas festas e homenagens.
A celebração será principalmente para a invenção dos músicos Dodô e Osmar, que criaram o pau elétrico (precursor da guitarra baiana) numa fobica da Ford, em 1950, carro que depois viria a se transformar no trio elétrico, que revolucionou o Carnaval de Salvador.
Atualmente, o trio elétrico está cada vez mais sofisticado, potente (um bom exemplo é o Demolidor 3, de Ivete Sangalo) e cruza a toda prova os circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande/Avenida).
SEXAGENÁRIO.
As homenagens já começaram. O programa Sarau, apresentado por Chico Pinheiro no canal fechado Globo- News (Net/Sky), gravou um especial com Daniela Mercury, Armandinho e Tuca e Manno Góes (do Jammil), que irá ao ar em janeiro.

Armandinho e Moraes Moreira (o primeiro cantor de trio) compuseram Fobicão 60, enquanto Carlinhos Brown já gravou Parente de avião (Sexagenário) . Amigo da família Macedo, Durval Lelys, avisa: “Comprei duas guitarras baianas e há três meses estou treinando muito, pois nunca toquei uma guitarra do tipo em sua afinação normal. No Carnaval deixarei uma guitarra baiana sobressalente para, no caso de aparecer algum amigo que toca o instrumento, como Luiz Caldas ou Armandinho”.

Bell Marques também não vai deixar a data passar em branco e promete um trio do Chiclete com iluminação, som e camarim novos. E a grande novidade: a cobertura de acrílico. “Quando chover, a apresentação não será interrompida”, diz o produtor Fausto Franco.
A mais nova da turma, Claudia Leitte, também está empolgada: “Vou estrear meu trio novo no Carnaval em homenagem aos 60 anos e quero exaltar o samba, o eletrônico e o rock dentro do meu axé”.


PROGRAMAÇÃO ARMANDINHO, DODÔ & OSMAR.
Chame gente - Lançamento do CD gravado ao vivo pela banda Armandinho, Dodô & Osmar
Exposição - Cinco cidades da Bahia, além de Salvador, receberão a exposição comemorativa
Songbook - Com as partituras das músicas instrumentais compostas por Dodô & Osmar
Tôko de trio - minitrio elétrico com alunos da Oficina de Música Instrumental
Quadrinhos - 20 mil exemplares de uma revista contando a história do trio

*** Notícia publicada na edição impressa do dia 05/11/2009 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário