sexta-feira, 13 de novembro de 2009

UNEB PROMOVE CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) participa este ano da 19ª edição da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, ação que acontece simultaneamente em 159 países e ocorre entre os dias 20 de novembro e 12 de dezembro.
Este é o quarto ano que a instituição de ensino superior integra o projeto, que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. A ação deve ser realizada em Salvador e em outros 23 municípios baianos.
“Nesta edição, o enfoque continua sendo o combate a toda forma de violência com o propósito específico de enfrentar o grave e epidêmico problema da violência doméstica e familiar”, afirmou uma das coordenadoras da campanha pela UNEB, Ana Lúcia Gomes.
Segundo Ana Lúcia, o projeto consiste em incentivar a sociedade a se comprometer com atitudes para o fim da violência contra as mulheres. A ação tomará como base a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, que prevê a obrigação do estado em atuar preventivamente contra esse tipo de violência, através da inclusão das vítimas em programas sociais.
Na programação da campanha, que já integra o calendário anual da universidade, também estão inclusos debates acerca de temas como Lesbofobia, racismo, a mulher na literatura e a gestão feminina na Uneb.
A Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres teve início em 1991, no primeiro Instituto Global de Liderança das Mulheres, patrocinado pelo Centro pela Liderança das Mulheres (CWGL), da Universidade de Rutgers, dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário