terça-feira, 17 de novembro de 2009

URTICÁRIA...

O QUE É?
É um quadro frequente, cuja característica principal é o surgimento de placas elevadas e avermelhadas na pele, acompanhadas de muita coceira. Entre os fatores desencadeantes mais envolvidos estão os medicamentos, alimentos, substâncias inaladas (perfumes, poeira, inseticidas, desodorantes...), infecções e agentes físicos (frio, calor ou pressão). Pode ocorrer em qualquer idade.
Os fatores desencadeantes ativam os mastócitos (um tipo especial de célula presente em nossa pele), que liberam substâncias químicas responsáveis pelos sintomas. A principal destas substâncias é a histamina.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS.
A urticária pode ser aguda, quando as lesões desaparecem após alguns dias, ou crônica, quando persistem por várias semanas.
Na urticária aguda, geralmente o quadro é mais intenso. As lesões variam desde pequenos pontos avermelhados a placas maiores, avermelhadas e edemaciadas (inchadas), que podem se juntar atingindo grandes áreas. As lesões tendem a ter duração curta, desaparecendo e surgindo novamente em outros locais. Toda a superfície da pele pode ser atingida e o prurido (coceira) geralmente é muito forte.
Existe um tipo de urticária que se manifesta de forma muito intensa, o edema de Quincke, cuja principal característica é o inchaço. Manifesta-se frequentemente na face, com grande edema (inchaço) de lábios e pálpebras. Esta forma pode ser perigosa se o edema atingir a laringe, dificultando a respiração e levando à asfixia.
Na urticária crônica, o quadro é menos intenso, mas de longa duração. As lesões tendem a ser menores e podem existir continuamente ou desaparecer por um período para reaparecer posteriormente.
Formas específicas de urticária que vale a pena citar são:
Dermografismo, quando forma-se uma placa de urticária linear após friccionar-se a pele (foto abaixo);
Urticária por pressão, que forma lesões em áreas da pele que sofrem pressão contínua (por exemplo: área do sutiã ou do elástico da calça);
Urticária por frio, quando surgem lesões após exposição ao frio (banhos de mar ou piscina com água gelada).

TRATAMENTO
O tratamento da urticária visa inicialmente combater os sintomas provocados pela ação da histamina, e portanto, os anti-histamínicos são os medicamentos indicados. Produtos de uso local, como loções calmantes com mentol e cânfora, ajudam a aliviar a coceira.
No caso do edema de Quincke, a medicação deve ser iniciada com urgência e pode ser necessário o uso de corticosteróides de ação rápida, além dos anti-histamínicos, para evitar o edema da laringe.
No caso das urticárias crônicas, além da medicação sintomática, é importante descobrir o que está causando a urticária. Entretanto, muitas vezes, a causa permanece desconhecida. Vale ressaltar que até fenômenos emocionais podem desencadear ou prolongar a doença. O médico dermatologista é o profissional indicado para o tratamento das urticárias.

Um comentário:

  1. Estive no dermatoligista e ele falou q tenho q ir no alergista...ele só me passou uma pomada e um remédio pra tomar.
    Ele falou q não podia fazer muito por mim.

    É pra ser tratado com alergista???

    ResponderExcluir