terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CAPITAL DO MÉXICO SANCIONA LEI QUE PERMITIRÁ CASAMENTO GAY...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

O Governo da Cidade do México promulgou hoje diversas reformas no Código Civil local que permitirão o casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais em igualdade de condições com os heterossexuais.
As mudanças entram em vigor em 45 dias úteis, ou seja, a partir de março, segundo o diário oficial do Distrito Federal mexicano.
O casamento gay fica definido no artigo 146 como 'a união livre de duas pessoas para realizar a comunidade de vida, onde ambos procuram respeito, igualdade e ajuda mútua'.
No último dia 21, a Assembleia Legislativa do Distrito Federal aprovou a controvertida iniciativa que, segundo esse órgão legislativo, não existia até então em outros países da América Latina.
A Igreja Católica do México atacou a nova lei por considerá-la 'imoral', contrária à família e ao sacramento do matrimônio.
Já o Colégio de Advogados Católicos do México anunciou que entrará com um recurso de inconstitucionalidade contra a nova lei e convocará os habitantes da capital do país a não se casarem para boicotar as mudanças no Código Civil local.
Ontem, os argentinos José María Di Bello e Alex Freyre se casaram na província de Terra do Fogo, no extremo sul do país, no que foi o primeiro casamento gay da América Latina.
A união foi possível graças a um decreto provincial que reverteu uma complexa controvérsia judicial que os impediu de se casar em Buenos Aires no último dia 1º. A governadora da Terra do Fogo, Fabiana Ríos, aceitou um recurso apresentado pelo casal e ordenou que o Registro Civil de Ushuaia, a capital provincial, casasse Di Bello e Freyre.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário