quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

JUROS DO CHEQUE ESPECIAL SOBE E CRAVA 163 POR CENTO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Banco Central informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial subiram no mês passado, atingindo 163,3% ao ano. “O que é de fato uma taxa quase proibitiva”, disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes. Em outubro, a taxa média de juros das operações de cheque especial estava em 160% ao ano. O valor registrado em novembro é o maior desde julho deste ano, quando somou 167,3% ao ano.
Já os juros cobrados pelos bancos em suas operações com pessoas físicas, que haviam subido para 44,2% ao ano em outubro, na primeira elevação em 11 meses, voltaram a recuar em novembro deste ano, atingindo 43% ao ano.
Segundo a instituição, este é o menor valor desde o início da série disponibilizada pela instituição, em julho de 1994. Até o momento, a menor taxa registrada pelo BC nas operações com pessoas físicas havia sido em setembro deste ano, quando a taxa somou 43,6% ao ano.
“O que temos observado em relação aos juros é uma desaceleração acentuada, constante, das taxas. No que diz respeito ao crédito às familias, é a taxa mais baixa da série [que começa em 1994]. No que diz respeito as pessoas jurídicas, observamos uma elevação expressiva dos juros quando se toma como parâmetro 2007”, avaliou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.
Empresas - Além da taxa cobrada das pessoas físicas, o BC informou que também recuaram, em novembro deste ano, os juros bancários cobrados das empresas. No último mês, a taxa caiu para 26% ao ano, contra 26,5% ao ano em outubro. É a menor taxa desde fevereiro de 2008, quando somou 24,8% ao ano.Já a taxa média de juros das operações com empresas, e com pessoas físicas, segundo dados da autoridade monetária, caíram para 34,9% ao ano em novembro, contra 35,6% ao ano em outubro. Esta é a menor taxa desde dezembro de 2007, quando somou 33,8% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário