domingo, 31 de janeiro de 2010

MENTIR FAZ PARTE DE 25% DO TEMPO DAS PESSOAS...

FONTE: WILSON DELL'ISOLA, Colaboração para o UOL.
Talvez o mentiroso mais famoso do mundo tenha nascido da imaginação do escritor italiano Carlo Collodi, em 1883. Feito de madeira, mas com o sonho de ser um menino de verdade, Pinóquio via seu nariz crescer cada vez que falava uma mentira. Para felicidade de muitos meninos de verdade – para não dizer todos! – não é preciso fazer um acordo com nenhuma fada madrinha para evitar mudanças no tamanho do nariz cada vez que uma mentirinha é contada. E são bastante constantes e variadas, pulando de carros para mulheres, de dinheiro para futebol.
O escritor Luis Fernando Veríssimo se prendeu à pergunta para escrever o livro "As mentiras que os homens contam", que foi adaptado ao teatro com o título “Por que os homens mentem?” e interpretado pelo grupo de comédia Nósmesmos. A peça, que estreou temporada em São Paulo e segue até março no Teatro Augusta (Rua Augusta, 943, Cerqueira César), traz dez situações recorrentes do cotidiano em que a mentira se torna fundamental para a sobrevivência dos relacionamentos. Para Juliano Mazurchi, ator e produtor do espetáculo, a mentira aceitável é aquela que permite que você não acabe com o prazer de outra pessoa. "Ser sincero ao extremo pode machucar. Quem diz tudo o que pensa, sem passar por um filtro entre o cérebro e a boca, pode se tornar uma pessoa totalmente inconveniente", opina o ator.
“A cada quatro vezes que as pessoas entram em contato com as outras, em pelo menos uma contam mentiras. Isso significa que a mentira está presente em 25% do tempo”, constata a psicóloga Mônica Portela, em seu livro “Como Identificar a Mentira”. Apesar de não existir um tipo específico de personalidade que tenha maior tendência à mentira, a maioria dos homens assume esse comportamento para criar ou melhorar suas qualidades e, assim, diminuir os defeitos perante os outros. "Muitos homens realmente têm dificuldade de aceitar que não são perfeitos e escondem alguma característica que revelaria sua fragilidade. Temem ser repreendidos por isso", analisa a psicóloga.
E as tais “mentiras sinceras” que Cazuza eternizou na música “Maior Abandonado”? É possível afirmar que existem as famosas mentirinhas saudáveis? É claro que ninguém gosta de ser enganado, mas há de se concordar que, da mesma forma, ninguém gosta de ser magoado. “Acho que mentir, todo mundo mente. É hipocrisia falar o contrário. Mesmo sem pensar, acabamos contando umas mentiras durante o dia, muitas vezes sem maldade, só para evitar discussões”, opina o jornalista Paulo Basile, 22 anos. O fotógrafo Antonio Carrano, 23 anos, é mais incisivo: “Se eu contasse a verdade a todo momento, certamente não teria mais namorada, emprego ou amigos”.
E, se alguns entendem que deixar de falar a verdade seja falta de ética ou de caráter e que demonstra que o homem simplesmente não se importa com a firmeza das suas relações interpessoais – seja no trabalho, na vida afetiva ou no campo da amizade -, outros indicam que a atitude revela exatamente o contrário, que se importam até demais e mentem para não perder a admiração das pessoas. É também a opinião do psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, supervisor clínico da USP (Universidade de São Paulo), que aponta que os homens mentem porque, em geral, as mentiras podem trazer algum alívio momentâneo para a ocasião e têm o papel de atenuar ou prevenir relações conturbadas, desgastadas e situações de estresse.
Quando o assunto entra no campo afetivo, a situação fica ainda mais delicada. Os homens criam versões para determinados fatos a fim de defender sua privacidade, sob a alegação de manter em paz a relação amorosa. “De todo modo, a vida secreta masculina carrega um pouco de tudo. E há segredos que são acompanhados de um toque de rancor, porque os homens se ressentem do ciúme feminino e reclamam quando as mulheres querem mudá-los. Nesses casos, acreditam que omitir informações significa evitar problemas”, revela o psicólogo Waldemar Magaldi Filho. Há mulheres que compartilham das ideias do profissional. É o caso da publicitária Cinthia Tamae, 24 anos, que prefere deixar de saber de certos detalhes que só trazem chateações: “Mentir ou não mentir? Vai cada um. Uma mentira que não prejudica ninguém é até saudável, desde que haja moderação”.

FRASES FAMOSAS SOBRE A MENTIRA.

"A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças." (Winston Churchill)

"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer." (Mario Quintana)

"Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles." (Adlai Stevenson)

"O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma." (Francis Bacon)

"A mentira arruína rapidamente o mentiroso." (Marcilio Ficino)

"De tanto se repetir uma mentira, ela se transforma em verdade." (Joseph Goebbels)

"Nenhum mentiroso tem memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito." (Abraham Lincoln )

"A mentira é como a bola de neve; quanto mais rola, mais aumenta." (Martinho Lutero)

"Uma mentira vem logo no encalço de outra." (Terêncio)

"Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar." (William Blake)

"Não ser descoberto em uma mentira é o mesmo que dizer a verdade." (Aristóteles Onassis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário