segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CASOS DE MENINGITE AUMENTARAM 47,1% EM SALVADOR...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Os casos de meningite em Salvador aumentaram em 47,1% neste início de ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou nesta segunda-feira (22) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Em 2010, o órgão registrou 19 casos de meningite do tipo meningocócica (tipo C), o mais agressivo. Cinco pessoas morreram - a vítima mais recente foi o adolescente J.L.F.R., de 16 anos, que faleceu no sábado. Em 2009, o número total de casos foi de 109, com 26 mortes apenas na capital.
A Vigilância Epidemiológica do Município (VIEP) está trabalhando para informar a população sobre a doença e como proceder diante de alguns sintomas, que podem ser confudidos com uma simples gripe. Caso a doença não seja tratada a tempo, pode deixar sequelas permanentes como surdez, amputação de membros ou danos cerebrais. A transmissão ocorre por via respiratório e através de contato de secreções como a saliva.
Os sintomas da meningite são dor de cabeça forte, náusea, vômitos, confusão mental, febre alta, mal-estar e rigidez na nuca. Nas crianças, os sintomas mais comuns são febre, irritabilidade, convulsão e prostração. Alguma mancha pode aparecer na pele, se assemelhando a um hematoma que não desaparece.
COUTO MAIA.
A namorada do menor J.L.F.R. continua internada em estado grave no Hospital Couto Maia. A adolescente de 14 anos permanece em coma induzido. Moradores do Acupe de Brotas, os jovens foram hospitalizados no início do mês.
Um boletim de 2009 mostra que em todo o estado foram confirmados 183 casos da meningite meningocócica, com 49 mortes. Em Salvador, foram 103 casos e 26 mortes. A maior incidência é na região de Itapuã, onde já foram confirmados 22 casos e três mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário