quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MENINGITE JÁ PROVOCOU OITO MORTES NA BAHIA...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou em 2010, até o dia 13 de fevereiro, 79 casos de meningite com oito mortes em toda a Bahia. Segundo os registros médicos, 36 (45,5%) vítimas apresentaram a doença origem bacteriana, 40 (51,2%) de origem viral, e três (3,8%) não especificadas e por outras etiologias.
Dentre as bacterianas, destaca-se a Doença Meningocócica, com 25 (69,4%) casos e cinco mortes. No entanto, duas mortes ocorreram após o período registrado pela Sesab. Na terça-feira de carnaval (16), um homem identificado como Luís Cláudio morreu no posto médico de Itapuã. Quatro dias depois, um adolescente que estava internado no Hospital Couto Maia faleceu por conta da doença.
Segundo a Sesab, foram confirmados 17 casos de meningite meningocócica e quatro mortes em Salvador. Os números são superiores aos de 2009, quando, no mesmo período, foram notificados nove casos e uma morte.
Os casos da doença meningocócica notificados na capital baiana estão distribuídos por oito Distritos Sanitários. A faixa etária dos casos variou de quatro meses a 46 anos, sendo que o maior risco de adoecer está entre as crianças menores de um ano. A maior incidência da doença ocorreu no Distrito de Itapagipe e Liberdade.
Em 2009, na Bahia, foram confirmados 1.511 casos de Meningite e 152 óbitos. Quanto a Doença Meningocócica, foram 194 casos e 50 óbitos. Em âmbito nacional, o estado ocupou o 4º lugar em incidência de Doença Meningocócica, antecedido por São Paulo, Distrito Federal e Amazonas. As maiores taxas de letalidade foram registradas no Mato Grosso do Sul e Sergipe (33%). A Bahia ficou em 7º lugar com 24,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário