terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TERMÔMETROS MARCAM 33,1ºC EM SP; 14 CAPITAIS TÊM ÍNDICE EXTREMO DE RAIOS UV ...

FONTE: Folha Online.

A cidade de São Paulo voltou a registrar temperaturas elevadas na tarde desta terça-feira, registrando 33,1ºC por volta das 15h, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no mirante de Santana (zona norte). Apesar da previsão, o índice de raios ultravioletas não tinha alcançado níveis extremos até o horário e estavam em nível moderado na cidade.
Instituto registra máxima de 40,5ºC no Rio
Índice UV mede nível de radiação; saiba como se proteger
De acordo com medição do Somar Meteorologia, o índice era de 5 em São Paulo. De acordo com a escala, índices de 1 a 2 são considerados baixos; de 3 a 5 são apontados como moderados; 6 e 7 são altos; já entre 8 e 10 são considerados muito alto; enquanto os superiores a 10 são apontados como extremos.
No horário, outras 14 capitais e o Distrito Federal permaneciam em nível extremo. Eram Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal, Palmas e Recife, com índice 14, seguidos por Rio de Janeiro e Vitória, com 13, e Porto Alegre, que tinham índice 11, considerado extremo.
De acordo com o meteorologista Marcel Rocco, do Somar Meteorologia, a elevação do índice acontece devido a fatores como a estação do ano e a pouca nebulosidade, que causam a elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra. Além disso, ele aponta que essa é uma condição que se repetiu algumas vezes nas últimas semanas.
Para a médica Selma Cernea, coordenadora da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o alto índice registrado de raios UV aumenta o risco de danos à pele, que podem variar de uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, envelhecimento e câncer de pele, se a exposição for feita por tempo prolongado, regularmente.
TEMPERATURA.
A máxima desta terça em São Paulo é uma das maiores desde o começo do ano na cidade.
Nos últimos dias 2 e 15, a temperatura na cidade chegou a 33,8ºC, a mais alta deste verão --iniciado em 21 de dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário