quarta-feira, 31 de março de 2010

MERCADO PARA CUIDADOR DE IDOSOS EM ALTA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que em 2050 a população de idosos será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, e em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens, porque a esperança de vida ao nascer saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007, segundo o IBGE.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. Por isso, o mercado de trabalho para os chamados cuidadores de idosos já tem bastante demanda e a tendência é aumentar cada vez mais.
O próprio Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, planeja capacitar 21 mil cuidadores de idosos até 2011, meta do Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos, que será oferecido em 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
A capacitação vai preparar os cuidadores para administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades e promoção da inserção social do idoso. O curso, que tem carga horária de 160 horas, é aberto a todos os interessados que sejam maiores de 18 anos e tenham ensino fundamental completo. Um projeto-piloto desenvolvido em 2008 já formou 300 cuidadores, em seis escolas técnicas do país.
O Ministério da Saúde lançou ainda o Guia do Cuidador do Idoso, que traz noções práticas para profissionais e leigos. Já foram distribuídos 80 mil exemplares em todo o país. O Ministério da Saúde tem ainda uma página no site dedicado aos cuidadores.
Para ser cuidador de idosos é necessário fazer um curso livre de capacitação, cuja carga horária pode variar de 80 a 160 horas.
PROFISSIONALIZAÇÃO.
Jorge Roberto Afonso Souza Silva, presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (Aciminas), primeira entidade representativa da categoria no país, diz que a grande luta de quem trabalha na área é pela profissionalização do cuidador, que é considerada ocupação e não profissão pelo Ministério do Trabalho.
“Ao tornar uma profissão pode-se definir a carga horária, o piso salarial, a qualificação, as funções e a escolaridade. Hoje existem cursos de capacitação com cargas horárias variadas e é exigido a partir da 4ª série do ensino fundamental do candidato. Muitos que trabalham há mais de dois anos na ocupação também são reconhecidos como cuidadores”, diz Silva.
Os cuidadores podem trabalhar tanto em clínicas e casas de repouso como nos domicílios dos idosos – nesse caso eles podem trabalhar tanto como autônomos quanto para agências que fazem a intermediação do trabalho.
De acordo com Silva, o trabalho do cuidador é muito complexo pelo fato de envolver cuidados com o lado físico e emocional do idoso. “Imagina um cuidador que não consegue lidar com as dificuldades advindas do envelhecimento. Por isso vemos agressões contra os idosos, o que mostra que existem profissionais despreparados”, alerta.
Silva diz que a associação encaminha de 30 a 50 cuidadores por mês para famílias em Belo Horizonte de forma gratuita – a entidade tem 2,5 mil cuidadores associados.
CURSOS GRATUITOS E BOLSAS.
No caso de São Paulo, por exemplo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho oferece cursos gratuitos para a função dentro do Projeto Jovens Paulistanos. Atualmente estão abertas 90 vagas para turmas da manhã, tarde e noite. São 4 horas diárias e 20 dias de curso. A carga horária total é de 80 horas.
De acordo com Marcelo Félix, gestor do projeto, o candidato deve ter a partir de 16 anos, ser residente na cidade de São Paulo e ter ensino médio em curso. O programa oferece auxílio-transporte, lanche e material didático. Félix afirma que 90% dos participantes são do sexo feminino e têm mais de 30 anos. Há ainda muitos técnicos de enfermagem que procuram o curso para acrescentar a qualificação à formação.
Os Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) da secretaria intermediam depois a colocação do profissional no mercado com empresas, associações e ONGs que prestam serviço para pessoas da terceira idade. “Muitas vezes as famílias procuram ONGs e associações em busca de dicas e de profissionais e o cuidador é indicado por essas entidades. Mas boa parte dos profissionais trabalha como autônomos”, explica Félix.
Segundo ele, o estudante não pode ter mais de quatro faltas no curso, caso contrário, perde o direito ao certificado. “O cuidador é mais acompanhante, promove o bem-estar para o idoso, dá medicação, cuida da alimentação, da higiene, coloca a pessoa na cama, no sofá.
EQUIPE DISCIPLINAR.
O presidente da Aciminas ressalta que o cuidador não é um profissional da saúde, como o técnico de enfermagem, por exemplo. Por isso, o cuidador não pode dar injeção nem trocar sondas. “Já o técnico de enfermagem não foi treinado para conviver com o lado emocional do idoso, mas sim para fazer procedimentos da enfermagem. Por isso muitos desses profissionais fazem cursos para complementar a qualificação”.
Silva afirma que o trabalho do cuidador é na prevenção e para que o idoso não tenha um grau elevado de dependência do profissional de saúde. “Ele leva para passear, para o médico, ajuda nas atividades básicas do lar, no banho, na alimentação, mantém o ambiente doméstico organizado”, diz.
O presidente da Aciminas explica que o cuidador pode ainda dar continuidade a exercícios recomendados por um fisioterapeuta ou fonoaudiólogo, por exemplo. Silva defende que os cursos de capacitação tenham no mínimo 100 horas e que ofereçam aulas com profissionais com especialização em gerontologia, além de fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Já em regiões mais carentes, com escassez de profissionais, Silva sugere que a equipe multidisciplinar tenha pelo menos quatro dos profissionais citados.

2 comentários:

  1. sou de santa catarina cidade de itajaí sou psicopedagoga clínica,
    posso fazer o curso também

    ResponderExcluir
  2. não estou entendendo o que vcs estão solicitando

    ResponderExcluir