quinta-feira, 29 de abril de 2010

CONSUMIDOR CONTINUA SEM SABER O QUE FAZER COM AS CONTAS DE LUZ...

FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.

Incerteza, dúvidas e falta de resposta – pelo menos para a população – foi o que aconteceu depois de uma tarde de reunião entre representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), na sede da Coelba, localizada em Narandiba, realizada para que fosse tomada alguma medida em relação as cobranças abusivas de contas de energia elétrica.
Segundo a assessoria da Aneel, a Coelba tem uma semana para passar todas as informações sobre o caso, quando será enviado um relatório para que a Aneel avalie se as respostas dadas pela Coelba em relação às cobranças abusivas são plausíveis ou não. Enquanto isso o consumidor, e maior prejudicado com a situação, continua na incerteza.
Procurada pela equipe de reportagem da Tribuna, a assessoria da Coelba informou que o acréscimo nos valores aconteceu por causa do aumento da temperatura no mês de março, cerca de dois graus. Porém, mesmo quem não mudou seus hábitos teve a conta muito mais alta do que o normal.
“Eles querem justificar o injustificável”, disse o motorista Roberto Borges, 34 anos. Acostumado a pagar R$ 80, este mês recebeu um susto quando a conta totalizaou quase R$ 150. “Um absurdo. Estão pensando que somos bobos”, indignou-se.
Juros sobre juros. Foi o que o funcionário Público Antônio Carlos Oliveira, 54 anos, verificou com a conta de energia deste mês. “Nunca vi uma coisa dessas. Juros que eu nem sei de onde vieram, pois as contas são pagas mensalmente”. Acostumado a pagar uma média de R$ 40, a conta veio em quase R$ 250. “Não sei como vou fazer, pois o que recebemos já é calculado direitinho para as contas. E isso é uma coisa que eu faço questão de fazer, deixá-las todas em dias”, desabafa.
Casos como o do funcionário público e do motorista não são os únicos na capital baiana e os consumidores que se sentirem lesados pelos aumentos abusivos terão mais tempo para procurar a Defensoria Pública. O prazo foi prorrogado para a próxima segunda-feira (5), para o processo administrativo instaurado no último dia 22 para verificar a veracidade, gravidade e repercussão das informações prestadas pelos consumidores quanto ao aumento de consumo apontado pela concessionária.
Segundo a defensora pública Marta Torres, a prorrogação aconteceu pelo comprometimento dos representantes da Coelba em realizar atendimento extraordinário nos postos neste sábado, dia 1º de maio, assim como no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O usuário poderá noticiar se o atendimento telefônico dado pelo SAC da Coelba está atendendo ao decreto que regulamenta o serviço em benefício dos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário