sexta-feira, 30 de abril de 2010

DEPRESSÃO PODE CONTRIBUIR NEGATIVAMENTE COM O TABAGISMO...

Pessoas deprimidas são mais propensas a fumar e, geralmente, fazem de forma mais constante. O estudo conclui ainda que os programas para ajudar as pessoas a interromperem o hábito precisam focar com maior atenção os indivíduos que sofrem com a depressão.
A pesquisa foi feita com base em uma série de questionários encomendados pelo Centro Americano de Prevenção e Controle de Doenças (CDCs). Os resultados, entretanto, não comprovam que o tabagismo causa depressão ou o inverso, mas mostram que há uma ligação bastante forte entre os dois fatores, especialmente em adultos com mais de 20 anos.
Outras descobertas no mesmo estudo mostram que 43% dos adultos com depressão são fumantes, contra 22% dos não fumantes. Esses indivíduos tabagistas e depressivos – independentemente do nível do transtorno – também têm maior dificuldade de largar o vício.
As mulheres com depressão têm níveis de adesão ao hábito do tabagismo tão altos quanto os homens. Esse dado é especialmente preocupante quando se observa que os números de mulheres que não fumam normalmente são menores que os números de homens com esse hábito. Na faixa de idade dos 20 aos 39 anos essas taxas são de quase 50%, ou seja, metade das mulheres com depressão também fuma praticamente na mesma intensidade que os homens depressivos entre os 40 e os 54 anos.
A média de consumo de cigarros de 28% dos indivíduos é de um maço por dia (contra 15% dos fumantes sem depressão) e 51% dos depressivos fumam o primeiro cigarro nos cinco primeiros minutos após acordarem pela manhã (essa taxa é de 30% entre aqueles que não têm a depressão associada ao hábito).
Os pesquisadores observam ainda que pouquíssimos estudos sobre como ajudar as pessoas a pararem de fumar fazem relação com o transtorno depressivo. Isso é particularmente relevante, pois indivíduos com depressão, após serem tratados para parar com o vício, normalmente voltam a desenvolver o hábito depois de algum tempo.
“Os adultos com depressão ou outros transtornos mentais são um importante subgrupo que precisa ser tratado com maior atenção pelos programas de ajuda para parar de fumar”, alertam os pesquisadores.

*** com informações do National Center for Health Statistics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário