sábado, 29 de maio de 2010

COMO VIVER SOB AMEAÇA...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

O clima de violência tem se alastrado pela cidade e a constatação óbvia é de que não existe praticamente um lugar em que se possa estar com segurança total, seja em casa, em bares e restaurantes, em bancos, na rua e em sinaleiras. Sendo assim, é preciso que a população esteja sempre alerta para dicas fornecidas por profissionais que trabalham contra a violência, a exemplo dos delegados Ruy da Paz (diretor do Depom) e Mauro Moraes (setor de Análise de Implementação de Projetos da Polícia Civil), o advogado criminalista Hitalo Oliveira Rocha Gomes e o superintendente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado da Bahia (Sindesp-BA), Uzel Duplat Neto.
Um dos conselhos mais importantes é de que ninguém deve reagir a qualquer tipo de assalto e o comportamento das pessoas também influencia para que se tornem vítimas, principalmente nas sinaleiras, em que as mulheres são as mais visadas. O delegado Mauro Moraes aconselha “evitar bolsas grandes e também não colocá-las no banco do carro. Caso for utilizá-la devem retirar os documentos e dinheiro e colocar em uma carteira, guardada no porta-luvas”, sugeriu, enfatizando que o ladrão não deve “ter acesso visual, porque ele age a partir do que o interessa mais”, o que significa que as vítimas são escolhidas quando a bolsa está à vista.
Na rua, as mulheres, crianças e idosos são os alvos principais, principalmente de viciados que querem roubar celulares para trocar por drogas. Neste caso, é prudente que se evite andar em ruas desertas e procurar, mesmo sozinho, se aproximar de outras pessoas ou de grupos. Para o delegado Ruy da Paz, este tipo de atitude vai dispersar o ladrão porque ele procura uma vítima fácil para concretizar sua ação, por isto dificilmente atacam um homem.
Para o advogado Hitalo Gomes “o crime normalmente não é fruto do acaso, como a maioria das pessoas acha. Antes de agir o criminoso costuma observar sua vítima, avaliando e estudando os riscos da investida criminosa, o que só não ocorre quando este está fortemente drogado”, afirma, enfatizando que “fatores como a fragilidade do alvo, a facilidade no ataque e fuga e o grau do ganho auferido, são mensurados pelo infrator”. Ele aconselha que para se evitar o risco de aumentar as estatísticas atuais, algumas atitudes devem ser observadas, principalmente na prevenção dos delitos mais praticados no meio urbano, ou seja, o furto e o roubo.
“Via de regra, o infrator prefere agir contra pessoas distraídas, aparentando ter algo de valor, em situações de isolamento ou de grande aglomeração.. O mais importante é ter a conduta preventiva, observando o movimento daqueles que o circundam, pois a precaução é a ferramenta mais eficaz para se manter longe do alcance de infratores”.
O advogado disse que “ao sacar uma arma, o criminoso demonstra o menor interesse possível em conversar com a vítima. Normalmente está nervoso e com um alto grau de adrenalina. Deseja total obediência e evadir-se o mais rápido possível, de preferência sem ser notado por mais ninguém. Não pretende demonstrar qualquer sentimento de piedade ou remorso e, costumeiramente, é dotado de baixa estima e inveja, além de revolta por sua condição social o que cria condições para uma alta combustão a ser deflagrada pela tradicional superioridade momentânea característica daqueles que empunham armas”, adverte.

O SUPERINTENDENTE DO SINDESP, UZEL UPLAT NETO CRIOU UMA CARTILHA COM REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA COMO:
l Não circule usando jóia, relógios ou roupas caras e chamativas
l Evite falar com estranhos para dar informação ou por qualquer outra razão
l Ao perceber alguém se aproximando de forma suspeita, atravesse a rua, entre em uma loja ou procure proteção de um policial.
l Se esbarrarem em você, certifique-se sde que não perdeu qualquer forma de identificação que sirva de referência para um assaltante
l Não mantenha na carteira cartões de visita que identifiquem cargos porque estas informações podem se transformar em sequestro relâmpago ou em cativeiros.
l Evite sair com dinheiro, dê preferência ao cartão de débito ou crédito.
l Anote apenas o telefone comercial no verso do cheque, pois em caso de assalto informações pessoais podem ser usadas para ameaças e extorsão.

CARROS.
l Evite ostentação excessiva. Carro é apenas um meio de transporte.
l Mantenha as portas travadas, os vidros fechados e o cinto de segurança ajustado e os volumes no porta-malas.
l Se não puder deixar a bolsa no porta-malas coloque em local de difícil visualização.
l No trânsito varie o caminho para ir aos locais que mais frequenta como trabalho ou casa de parentes.
l Na rua, evite estacionar sempre nos mesmos locais, estacione de ré sempre que possível para facilitar a saída.
l Antes de estacionar verifique se não há pessoas em atitudes suspeitas nas imediações. Se necessário, dê uma volta no quarteirão e somente pare ao se sentir em segurança.
l Tire sempre a chave da ignição, mesmo que fique parado apenas por alguns instantes.
l Nunca fique dentro do carro estacionado, você se transforma na vítima perfeita.
l Ao parar no sinal se suspeitar de alguma coisa, procure ficar colado na lateral do carro à sua esquerda, não deixando espaço para abordagem.
l Não faça compras no sina
l mesmo que o vendedor não seja ladrão porque você se distrai, abre seu vidro e se expõe. Mantenha distância do carro da frente.Assaltos e Roubos
l Se for assaltado não reaja, mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se dizendo claramente o que você vai fazer: se for tirar o cinto de segurança avise “vou tirar o cinto com esta mão, posso?”
l Se o ladrão pedir a carteira indique “a carteira está dentro da bolsa, no banco de trás, posso pegar?”
l Em caixas eletrônicos os ladrões colocam dispositivo para reter o cartão de crédito e depois aparecem para tentar ajudar a vítima, por isto aceite somente pessoas credenciadas pelo banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário