terça-feira, 29 de junho de 2010

CATÓLICOS FAZEM HOMENAGENS A SÃO PEDRO...

FONTE: Karoline Meira, TRIBUNA DA BAHIA.

Hoje é dia de São Pedro! E para homenagear o padroeiro, Salvador tem uma programação festiva nesta terça-feira (29). A festa, que tem como tema A primazia de Pedro, começou no dia 26 de junho.
A Paróquia de São Pedro (localizada na Praça da Piedade) iniciou às 6h30 com uma alvorada, seguida de missa, às 7h, na intenção do papa Bento XVI. Toda a comunidade participa das celebrações Eucarísticas.
A missa das h é rezada pelos comerciários e comerciantes; a das 9h30, pelos viúvos e viúvas; das 11h é na intenção dos aniversariantes da paróquia e pelas pessoas que se chamam Pedro; e a das 12h30 será pelos desempregados.No período da tarde, terá missa às 14h pelos idosos e doentes; e às 15h30 pela paz. Às 16h30, sairá a procissão da Igreja Matriz levando as imagens de São Pedro e São Paulo pelas ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, retornando à Igreja de São Pedro, onde será realizada, em seguida, a missa solene, às 17h30, que terá como pregador o Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão, encerrando a festa.
SÃO PEDRO.
Simão era natural de Betsaida, na Galiléia. Tinha temperamento autoritário, impulsivo, entusiasmado, embora desanimasse com facilidade. Mas era também franco e generoso. Certo dia Jesus lhe disse: "a partir de hoje você vai-se chamar Pedro". Mudar o nome para outro mais significativo era freqüentemente mudar de orientação e de modo de viver. E foi assim que Simão, o pescador da Galiléia, deixou para trás toda uma história de vida e iniciou outra vida e uma nova história: não mais como Simão, mas como Pedro, o pescador de homens. No ano de 64, em Roma, Pedro (também conhecido como 'Príncipe dos Apóstolos') foi conduzido para ser crucificado, mas conseguiu que os carrascos o pregassem na cruz de cabeça para baixo porque não se achava digno de ser tratado como seu Divino Mestre.

IGREJA DE SÃO PEDRO – UM POUCO DE HISTÓRIA.
Quando os holandeses tomaram a cidade do Salvador, em 1624, entraram pelo Porto da Barra e construíram trincheiras no local onde hoje se encontra o Forte de São Pedro. Já existia, nas proximidades, uma pequena capela, sob a invocação de São Pedro. Em 1679, o primeiro arcebispo da Bahia, Dom Gaspar Barata de Mendonça, criou a Freguesia (como se denominava anteriormente paróquia) de São Pedro, que é a sétima mais antiga de Salvador. Em 1672, uma carta régia dirigida ao governador Antônio Coutinho ordenava a construção de uma nova igreja. A primitiva capela foi demolida, e a nova igreja edificada, no início do século XVIII, próxima ao Mosteiro de São Bento, no local do atual Calçadão de São Pedro. No início do século passado, o templo foi desapropriado e demolido para abertura da Avenida 7 de Setembro, dentro do plano do governador J. J. Seabra de reurbanização do centro da cidade. A nova igreja foi construída a partir de junho de 1916, na esquina da Praça da Piedade com a Avenida Sete, e inaugurada em 2 de dezembro de 1917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário