quarta-feira, 30 de junho de 2010

DEPRESSÃO NO TRABALHO? COMO SUPRAR?...

FONTE: por Roberto Santos (www2.uol.com.br).
A empresa em que trabalho me traz vários benefícios, mas sofro de depressão crônica por trabalhar lá. O que faço?

Tenho 27 anos, trabalho há 12 numa empresa na linha de montagem. Entrei lá e nem sabia o que ia fazer, mas meu pai que trabalhou lá a vida toda me incentivou. Afinal, é uma multinacional e tem muitos benefícios. Enfim, fiz engenharia ambiental, me arrependi, tenho diversos cursos, mas não consigo me imaginar trabalhando com esses assuntos, talvez por não ter sido uma funcionária "desejável" - durante um árduo tempo de depressão, fiquei rotulada como "má funcionária". Já ouvi do meu chefe que não me queria no seu setor, que nenhum grupo de trabalho me queria.
Isto só aumentou minha insatisfação. Às vezes penso que deveria ter aceitado o pedido de afastamento do meu psquiatra e não ter atrapalhado ninguém, mas sentia medo de me queimar. Afinal, depressão é frescura pra muita gente, ouvi muito isso: "bonita, ganha bem... com depressão?
"Enfim, a infelicidade profissional invadiu minha vida em todos setores, me sinto inutil, burra e acho perda de tempo estudar novamente porque sou incompetente, estes pensamentos acontecem 24 horas. Não consigo acordar pra trabalhar, às vezes tento me imaginar com 15 anos e me perguntar se entraria lá novamente e se o melhor não seria começar de novo. Mas agora tem as contas para pagar...
Minha vida perdeu o sentido. Vivo desmotivada e sem entusiasmo até pra sair pra uma balada, me acho feia (apesar de ouvir todo dia que sou uma gata), desmerecedora, fracassada. Mas o pior de tudo isso é que não sei no que sou boa, a minha vocação, se soubesse, tenho certeza que correria atrás e teria coragem de pedir demissão, mas não consigo descobrir, pesquiso muito o mercado, as profissões... Às vezes penso em me afastar por um tempo e tentar recuperar a vontade de viver, mas tenho muito medo do que vão falar. Eu sei que você não vai resolver meu problema, mas gostaria de ouvir um conselho seu, pois gosto de buscar ajuda de bons profissionais.

"... a vida é muito mais do que o trabalho, e mais ainda, o trabalho em uma empresa como essa em que você trabalha -- recuperar a vontade de viver é premissa para qualquer outra ação que se pretenda adotar pela frente. Depressão não é frescura, é uma doença que geralmente tem cura e você deve se tratar".

RESPOSTA:
Quantas expectativas, planos e sonhos que são espezinhados em grandes corporações que cuidam de seus discursos e suas ações na Bolsa de Valores, enquanto descuidam das ações nefastas de chefes que ignoram, abandonam, assediam, discriminam, maltratam seus colaboradores, em nome da produtividade e, principalmente, motivos mais sórdidos.
Dói saber de histórias como a sua e dói mais saber que ainda são tão comuns em tempos de listas e mais listas de "melhores empresas para se trabalhar", incluindo a sua. Sua depressão pode ser causa e consequência dos problemas que você relata e ao invés de ser "queimada", você deveria ser indenizada e readaptada para ter uma vida produtiva e fonte de realização pelo trabalho, como deveria ser para todos. Dito isso, queria compartilhar algumas ideias para sua reflexão.
PRIMEIRO, a vida é muito mais do que o trabalho, e mais ainda, o trabalho em uma empresa como essa em que você trabalha -- recuperar a vontade de viver é premissa para qualquer outra ação que se pretenda adotar pela frente. Depressão não é frescura, é uma doença que geralmente tem cura e você deve se tratar. Então faça o que precisar, sem se preocupar por uma vez em sua vida com "o que os outros vão pensar", pois esses não parecem se preocupar com o que você vai pensar e sentir, quando tratam-na como o fazem, não é mesmo?
SEGUNDO, considere que mudar uma reputação ou um rótulo que lhe atribuíram -- justa ou injustamente -- ao longo de 12 anos, não será fácil. Então, considere dar a si mesma a chance de um novo começo, livre de sombras do passado, muitas das quais você não consegue mais controlar. No tempo que você der um tempo a você, procure um serviço de psicologia em uma universidade e se inscreva para fazer um estudo vocacional para encontrar sua vocação e focar toda sua energia para sua nova carreira, qualquer que seja ela. Em sua idade, você tem muitas opções de carreiras, você tem tempo para escolher, errar e escolher novamente, pois o que virá pela frente, não podemos saber. Porém, o passo mais importante é reconhecer que repetir seu passado e presente, por mais 12 anos nesta empresa de "muitos benefícios", não trará mudanças que espera para sua vida. É hora de recomeço e de construir um futuro diferente. Boa sorte!

Esta coluna trata exclusivamente de ASSUNTOS PROFISSIONAIS, pedimos a gentileza de enviar somente perguntas pertinentes a esse tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário