terça-feira, 29 de junho de 2010

É POSSÍVEL COMER BEM FORA DE CASA?...

FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.

Massas, frituras, saladas, grãos e carnes. Estas são apenas algumas das opções disponíveis nos restaurantes a quilo da capital baiana. Segundo os nutricionistas, em meio a tanta variedade, é possível que as pessoas consigam ter uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade. Comer fora de casa não significa comer mal e não é motivo para se descuidar da saúde.
“É muito fácil optar por uma alimentação rica em nutrientes e sais minerais em restaurantes. Atualmente eles têm uma opção muito grande de alimentos, principalmente os integrais”, afirma a nutricionista Irleide Bitencourt. De acordo com ela, basta saber escolher e ao fazer o prato optar por alimentos que comeria se estivesse em casa como arroz, feijão, saladas e carnes magras “como o frango grelhado que já faz parte do cardápio da maioria dos restaurantes”.
Conforme a especialista, quando se come fora de casa é comum a escolha por alimentos diferentes daqueles de consumo diário. Outra situação bastante comum é comer com os olhos. Assim as pessoas colocam no prato de tudo um pouquinho. “O que é prejudicial a saúde, além de se tornar mais calórico do que o necessário. O fundamental é que se tenha um equilíbrio nos alimentos com carboidratos e proteínas por exemplo”, lembra a nutricionista.
A recepcionista Fernanda Bandeira, 29 anos tem que almoçar diariamente em restaurantes. “Confesso que não consigo ter uma alimentação saudável e balanceada. Fico encantada com tantas opções e geralmente priorizo as massas e frituras”, diz ela que sempre coloca no prato batatas fritas. “Prefiro ainda as carnes mais gordinhas”, acrescenta.
Hábitos como os da recepcionista são comuns e de acordo com a funcionária de um restaurante da capital baiana, Daniela Lisboa, 25 anos, as reposições acontecem com mais frequência nas carnes e massas. “É difícil repormos saladas, mas os refratários com batatas fritas, carnes empanadas, tortas e pratos à base de muitos molhos acontecem costumeiramentes”, acrescenta.
Conforme a nutricionista Eliane Guedes, para ter uma alimentação balanceada é fundamental resistir às tentações. “Quanto mais colorido o prato mais nutritivo ele é. O excesso de gordura pode ser saboroso e atrativo principalmente ao olfato, mas não é nada saudável para o consumo principalmente diário”, lembra. E acrescenta: “O ideal é colocar no prato arroz, feijão ou outros carboidratos, carnes magras e saladas. E para temperar apenas um fio de azeite, nada dos molhos cremosos ou industrializados”.

CUIDADO – Outra preocupação dos especialistas é em relação a alimentação entre as refeições – café da manhã, almoço e jantar. Segundo a nutricionista Irleide Bitencourt, as pessoas devem comer a cada três horas. Ela lembra ainda a necessidade de observar a higiene dos restaurantes. “Por isso deve-se evitar a ingestão de verduras e saladas cruas na rua, optando sempre pelas cozidas”. De acordo com ela, qualquer pessoa pode solicitar para visitar a cozinha dos estabelecimentos.
Segundo ela, muitos restaurantes já possuem um sistema diferente nos locais de preparo das refeições. “Os mais novos geralmente permitem que os clientes observem a manipulação dos alimentos, por possuírem cozinhas em vidro”. Ainda segundo ela, se o restaurante não for confiável ou não possuir alimentos saudáveis existe outra alternativa. “Neste caso deve-se levar a alimentação de casa”, conclui.

OS ALIMENTOS E AS EMOÇÕES.
Pesquisas também apontam que os alimentos tem ligação direta com as emoções.

BANANA – Contra a ansiedade, pois eleva os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.

MEL – Funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal.

ABACATE – A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.

SALMÃO, ATUM E SARDINHA – Ricos em ômega três que melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central.

NOZES – A vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.

BRÓCOLIS – Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, consequentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.

ÓLEO DE LINHAÇA –
Regula os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a cumpulsão a comida fica bem menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário