segunda-feira, 28 de junho de 2010

POR QUE CRIANÇAS NÃO COMEÇAM A ANDAR MAIS CEDO, AOS 3 OU 4 MESES?...

FONTE: Por C. Clairborne Ray, New York Times News Service (noticias.uol.com.br).
Um estudante de neurologia me disse que uma criança de 3 ou 4 meses tem os músculos dos membros inferiores prontos para andar, mas não consegue porque o ouvido interno (sistema vestibular) ainda não foi desenvolvido, e que só com 11 ou 12 meses a criança pode ficar de pé e caminhar, pois o ouvido interno já se desenvolveu o suficiente. É verdade?
Existe um mecanismo no ouvido interno que permite à criança sentir onde o corpo está para ajudar a se equilibrar nos dois pés. Ele é necessário para caminhar, mas outros mecanismos são ainda mais importantes, segundo o Dr. Joseph J. Higgins, professor de neurologia pediátrica do Centro de Saúde Infantil do NewYork-Presbyterian/Weill Cornell Komansky.
“Há muitos motivos pelos quais as crianças não andam aos 3 ou 4 meses”, disse ele, em mensagem de e-mail. “Um deles está relacionado à massa cefálica adulta e o tempo que leva para o sistema nervoso se desenvolver após a concepção”, acrescentou Higgins. “O começo do andar nos humanos não ocorre mais tarde do que o esperado”.
Outro motivo pelo qual uma criança demora um pouco a caminhar é a necessidade do cérebro de desenvolver mielina após o nascimento, disse Higgins. A mielina, revestimento gorduroso que protege fibras nervosas, é necessária para a transmissão eficaz dos impulsos nervosos às pernas. À medida que a mielina se desenvolve, os movimentos da criança se tornam mais precisos.

Tradutor: Gabriela d'Ávila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário