quinta-feira, 22 de julho de 2010

A INTERNET NA CAMPANHA...

FONTE: Ivan de Carvalho, TRIBUNA DA BAHIA.

Campanha na Internet. A candidata do PV a presidente, Marina Silva, com um tempo diminuto nos programas de propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio, aposta boa parte das suas fichas na campanha pela Internet. E parece que não está sonhando.
A Internet fez sua mais espetacular participação em campanhas eleitorais, até hoje, na campanha de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos. Na terça-feira, a campanha de Marina promoveu um “twitaço”, uma versão cibernética do conhecido panelaço, que foi mais intensamente usado no Chile, contra o regime do general Pinochet, mas fez incursões também em outros países. O “twitaço” de Marina foi um êxito.
Pouco depois das 15 horas da terça-feira, o microblog da candidata do Partido Verde (senadora e ex-ministra do Meio Ambiente no governo Lula) conseguiu ultrapassar a marca dos 100 mil seguidores, o que teve repercussão inclusive no exterior, segundo registra o jornalista Josias de Souza, na Folha.com.Conta ele que, de passagem por São Paulo, Marina “abriu espaço na agenda para conferir os resultados da mobilização”.
Ela foi a uma lan house, na Rua Augusta, e mais tarde comemorou no próprio twitter: “Feliz coincidência: no dia do Twitaço, cruzamos a marca dos 10 mil”. Serra também está feliz com seu twitter. Na madrugada de quarta-feira (grande parte da vida ativa de Serra ocorre nas madrugadas e você pode observar o resultado naquelas olheiras). Assinalou no twitter: “Êpa, olhei para o lado e vi: hoje passamos os 300 mil seguidores! Não sei identificar quem protagonizou a virada dos 200 para os 300 mil”. Dilma Rousseff, da poderosa coligação governista liderada pelo PT, está muito atrás de Serra. E agora tem Marina pisando-lhe os calcanhares. Os seguidores de Dilma no twitter, às 5h30, eram 121 mil. Mas nem só de microblogs, blogs e sites vive a campanha presidencial na Internet. A campanha de Marina Silva, das três principais a que, evidentemente, dispõe de menos recursos financeiros (não dá nem para comparar), está examinando a possibilidade de incrementar doações financeiras para a campanha por intermédio da rede internacional de computadores.
E há mais. Vai haver um debate entre candidatos a presidente, promovido pelo iG, MSN, Terra e Yahoo, o que é mais um sinal da mudança que o uso da Internet está provendo na campanha eleitoral. Como a candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, tem fugido de debates, sabatinas e outras entrevistas como o diabo foge da cruz, o presidente do PSDB e coordenador nacional da campanha tucana ao Planalto, senador Sérgio Guerra, desferiu um ataque preventivo:
“Se a ministra Dilma correr dessa, como tem corrido de quase tudo, vai se dar mal”, assinalando que “o tamanho desse debate e o alcance dele são imprevisíveis”.
Não dá para discordar do senador Sérgio Guerra. Se Dilma resolver não participar do debate, o que estará tentando esconder dos eleitores?O debate promovido pelo iG, MSN, Terra e Yahoo está marcado para segunda-feira. Será transmitido ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário