sábado, 28 de agosto de 2010

ALERTAS SOBRE DENGUE E SARAMPO SÃO REFORÇADAS...

FONTE: Cristiane Felix, TRIBUNA DA BAHIA.

Mesmo com incidência em queda de 61,6% em relação ao mesmo período de 2009, a dengue continua fazendo vítimas na Bahia. Em Jequié, Caio Santos Lima, de apenas 10 anos, morreu na quinta-feira, no Hospital Prado Valadares, com suspeita de dengue hemorrágica.
De acordo com um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até a 32ª semana epidemiológica deste ano, 45.082 casos foram notificados. A secretaria alerta para a possibilidade de prolongamento do período de maior ocorrência nos municípios e também em todo estado. Na última segunda-feira, dia 23, o Ministério da Saúde voltou a prestar esclarecimentos sobre os casos de sarampo detectados no Pará e no Rio Grande do Sul.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Jequié, as amostras de sangue do garoto Caio Lima foram enviadas para Salvador e somente após a realização de exames poderá ser confirmado se ele foi mesmo vítima de dengue. Caso a suspeita seja afirmativa, será a primeira morte por dengue em Jequié este ano. Em 2009, a doença fez nove vítimas fatais no município.
No último boletim sobre incidência da dengue na Bahia, a Sesab alertou que o período de ocorrência da doença será maior do que o previsto. Até o momento, 379 municípios notificaram a doença por meio da vigilância epidemiológica. Desse total, apenas 15 deles concentram 50% das notificações.
SÃO ELES: Salvador, Feira de Santana, Irecê, Canarana, Serrinha, Ilhéus, Cafarnaum, Jequié, Ipiaú, Guanambi, Iguaí, Itabuna, Mulungu do Morro, Brumado e Souto Soares. Já para as formas mais graves da doença – Dengue com Complicações (DCC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e Síndrome do Choque da Dengue (SCD) – são 508 casos suspeitos, sendo 412 considerados graves, em 93 municípios. A faixa etária mais atingida é a de menores de 15 anos (55,4%). Até agora foram confirmados 30 óbitos causados pela doença.
SARAMPO – O Ministério da Saúde voltou a alertar à população para o fato de que os três casos, detectados no Pará, e outros dois no Rio Grande do Sul são fatos isolados e que “a doença continua eliminada do território nacional. Ou seja, não há circulação do vírus internamente”.
A Bahia, no entanto, possui 21 casos suspeitos de sarampo sob investigação, o que levou a Sesab a emitir um alerta “para a necessidade urgente da intensificação da vigilância do sarampo nos portos, aeroportos e fronteiras”. De janeiro a agosto, 62 casos de sarampo foram notificados, sendo 41 descartados e 21 ainda sob investigação. Podem se vacinar gratuitamente mulheres até 49 anos e homens até 39 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário