segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BAIANOS COMEMORAM DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO...

FONTE: Camila Mello (camila.mello@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.
Todos os anos, no dia 27 de setembro é comemorado o dia dos santos católicos, associados aos ibejis no candomblé, em que os devotos costumam oferecer o tradicional caruru em suas casas.

Se vivessem hoje, São Cosme e São Damião provavelmente acordariam pensando onde iriam, à noite, comer caruru. Afinal, todos os anos, no dia 27 de setembro é comemorado o dia dos santos católicos, associados aos ibejis no candomblé, em que os devotos,principalmente os baianos, costumam oferecer a iguaria em suas casas.
A mãe de santo do terreiro Ilê Axé Omin Dua, no Dique do Tororó, Jacira Batista da Silva, começou os preparativos desde ontem. “A gente começa a fazer sempre um dia antes porque é muita coisa. Gasto dois dias inteiros para fazer o caruru, vatapá, feijão, acarajé e abará. E no dia da festa sigo tudo certinho. Primeiro sirvo os sete meninos, só depois os outros podem comer", conta ela, que cumpre a tradição junto com o marido, Marival Vaz Pires da Silva, há 28 anos - mesmo tempo quem têm de casados.
“Começamos no dia em que casamos, que foi 25 de setembro. Pegamos o bolo e dividimos entre as crianças. A partir do ano seguinte, passamos a oferecer o caruru completo”, explica o comerciário.
Em geral, quem assume essa obrigação tem sempre um bom motivo para agradecer aos santos. “Na verdade, herdei esse compromisso da minha tia, que fez isso durante quase 30 anos. Essa imagem também foi ela que me deu. Desde então, só tenho sorte”, comemora.
Apesar de toda fé, porém, Marival achou uma vez que não teria condições para fazer o famoso Caruru dos santos. Mas sempre conseguiu cumprir a promessa. “Há uns cinco anos, estava sem dinheiro e não ia ter como fazer. Mas aí, um rapaz que me devia e que eu já nem esperava mais apareceu na minha porta do nada e me pagou.
Peguei o dinheiro todo e saí para comprar os ingredientes. Isso foi três dias antes da festa”, lembra.
CRENÇA.
Acredita-se que Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e médicos, que nasceram na Arábia, no século 3. Eles realizavam milagres e hoje são ligados à cura de doenças em crianças. Também são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário