sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CEGUEIRA É TEMA DE CONGRESSO EM SALVADOR...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Evento que começa na próxima quarta-feira, 29, vai reunir 4 mil médicos brasileiros e estrangeiros.
Tratar de temas intimamente relacionados à cegueira, rediscutir condutas já instaladas e propor novas, definir diretrizes para as mais diversas doenças oculares, no sentido de amenizar e até impedir os seus efeitos, serão alguns dos destaques do XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que acontece de 29 de Setembro a 02 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia.
O objetivo é informar aos participantes indicadores de eliminação e controle das principais causas de cegueira, metodologia de ação para implantação de planos de ação nos diversos seguimentos e atualização em diagnóstico e tratamentos clínicos e cirúrgicos.
Serão apresentadas, ainda, as proposições da ação mundial Visão 2020, uma iniciativa global para eliminar a cegueira evitável, idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, sigla em Inglês), com adesão de ONGs, associações profissionais, atendimento oftalmológico e corporações.
Destinado a médicos oftalmologistas, enfermeiros, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, auxiliares de Oftalmologia e administradores, o Congresso terá uma programação científica abrangente sobre as principais enfermidades oftalmológicas, como Catarata, Cirurgia Refrativa, Córnea, Lentes de Contato, Glaucoma e Retina.
Haverá ainda relatos de casos e cursos de instrução, tais como: a prevenção de cegueira no Brasil, como estamos e perspectivas futuras; curso de instrução em Transplantes de Córnea; Glaucoma Infantil; como abordar cirurgicamente a presença concomitante de catarata e glaucoma nos dias atuais; a atualização em diagnóstico e tratamento da retinopatia da prematuridade; dentre outros.
Grandes nomes da Oftalmologia brasileira e internacional participarão do Congresso, entre eles os Presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’ávila, da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Paulo Arruda Melo. Confira a programação completa do evento e mais informações sobre os palestrantes no site oficial do Congresso, clicando aqui.
CONTROLE DA CEGUEIRA.
De acordo com estudo das condições de saúde ocular no Brasil, realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o país possui 1,4 milhão de cegos.
Estima-se, ainda, que o contingente de pessoas com problemas de visão chegue a 4 milhões. A boa notícia é que entre 60% e 75% destes casos seriam evitáveis e/ou curáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário