quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CEGUEIRA NA MIRA DE ESPECIALISTAS...

FONTE: Cristiane Felix, TRIBUNA DA BAHIA.

Corrigir problemas visuais sérios através de um método cirúrgico rápido, seguro e moderno. É isso que permite a cirurgia refrativa, tema de abertura do XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, evento que começou ontem e segue até o próximo sábado, dia 2, no Centro de Convenções, em Salvador. O encontro, que há 20 anos não era sediado no estado, traz à Bahia o que há de mais atual na medicina oftalmológica, atraindo os principais especialistas do país, além de representantes internacionais.
Tema de abertura do congresso, a cirurgia refrativa tem se popularizado muito nos últimos anos. O método é a principal alternativa para pessoas acometidas por problemas de refração – como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia – e dependem de lentes corretivas para enxergar. Na manhã dedicada ao assunto, durante o primeiro dia de palestras, os profissionais discutiram pontos a serem considerados na realização desse procedimento, que tem as técnicas Lasik e o PRK (Photorefractive Keratectomy) – ambas a laser – como as mais utilizadas no Brasil. Além da cirurgia refrativa, o glaucoma, a catarata, a córnea e a retina também ganharam um ‘dia especial’ de discussões no primeiro dia de evento.
Com relação à prevenção da cegueira, os participantes passarão a conhecer os principais indicadores de eliminação e controle das causas de cegueira, além metodologia de ação para implantação de planos de ação nos diversos seguimentos e atualização em diagnóstico e tratamentos clínicos e cirúrgicos. Ainda na pauta de discussões, serão apresentadas as proposições da ação mundial Visão 2020, uma iniciativa global para eliminar a cegueira evitável, idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, sigla em Inglês), com adesão de ONGs, associações profissionais, atendimento oftalmológico e corporações.
“O evento vai beneficiar muito os oftalmologistas baianos no sentido de promover a reciclagem desses profissionais, já que procuramos trazer pra cá os maiores e mais atuais avanços da oftalmologia”, afirmou o oftalmologista André Castelo Branco, presidente do congresso. Segundo ele, atualmente a Bahia conta com cerca de 600 oftalmologistas, sendo que 90% deles participam do evento.
Realizado pela última vez em Salvador nos anos 90, o Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, mais importante evento de oftalmologia desse ano no país, volta à capital com expectativa de receber seis mil oftalmologistas. Entre os 400 palestrantes, além de profissionais brasileiros, nomes do Canadá, Chile, Estados Unidos, Itália e México. Além das 1.200 palestras, estão programados pra os quatro dias simpósios, cursos práticos e painéis interativos inclusive com transmissões ao vivo de cirurgias via videoconferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário