quinta-feira, 23 de setembro de 2010

NANOTECNOLOGIA AJUDA A TRATAR CÂNCER DE PELE...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Um novo meio de transportar drogas pode ajudar a melhorar o tratamento do câncer de pele, facilitando a ação de um dos remédios usados hoje contra a doença.

Trata-se de um nanocarreador -composto químico microscópico criado para conduzir a droga dentro do corpo até seu local de ação.
Para se ter uma ideia de sua dimensão, um nanômetro equivale à bilionésima parte de um metro e é 50 mil vezes mais fino do que um fio de cabelo.
Alguns medicamentos tópicos usados hoje contra tumores de pele se degradam facilmente. O novo sistema protege o princípio ativo do remédio, aumenta sua estabilidade, melhora a biodisponibilidade (a quantidade disponível para ser absorvida pelo organismo) e facilita a penetração na pele.
O projeto vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em parceria com a Universidade de São Paulo e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A pesquisa testou o sistema em várias moléculas, incluindo anti-inflamatórios, antibióticos e ativos cosméticos. Até aqui, os testes foram em células e em animais.
"Os resultados mostram que não há toxicidade e que o nanocarreador é muito promissor", afirma Natália Cerize, pesquisadora do laboratório de processos químicos e tecnologia de partículas do IPT e uma das responsáveis pelo trabalho.
A tecnologia também vai possibilitar que o composto químico seja produzido em escala industrial.
O sistema será apresentado em outubro na Second Conference Innovation in Drug Delivery na cidade de Aix-en-Provence, França, e está concorrendo ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que tem a nanotecnologia como tema deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário