sábado, 30 de outubro de 2010

FAMÍLIA E EDUCAÇÃO: ALICERCES PARA FORMAÇÃO DE BONS CIDADÃOS...

FONTE: *** Alderico Sena, TRIBUNA DA BAHIA.

Cidadãos, vamos juntos construir um Brasil melhor, utilizando a filosofia de “Um por todos e todos por um”. Inicialmente, resgatando a família e a educação. Lembrando que quem cria e descria todas as coisas é o “Homem”, e para transformar para melhor, depende de cada um de nós, mudando nossas atitudes e comportamentos.
Resgatar a família, a educação e o Brasil é um dever cívico de todo cidadão; é também preciso refletir o passado, procurar viver melhor o presente e pensar em um futuro melhor. É possível conscientizar as gerações de hoje de que a história de uma cidadania/nação é sempre uma lição para as gerações vindouras. A educação está deseducada em casa e na escola, enfim, em todos os meios sociais.
Civismo é a virtude que leva o ser humano a participar da comunidade, que faz dele o bom cidadão.
Nos anos 60 a 70, havia a disciplina escolar: Organização Social e Política – OSPB, que, em seu conteúdo trazia lições de formação para as crianças, acima de tudo, respeitarem a Pátria, os pais, os mais velhos, um padre, um policial, enfim, todos os cidadãos.
Hoje, é vergonhoso assistir-se a certas atitudes como o desrespeito que começa em casa e se reflete na escola. As crianças não respeitam mais os professores, não por culpa deles, mas, sim, por culpa de muitos pais e governantes que não colocam a questão da educação familiar como prioridade; afinal, educação é a base do desenvolvimento humano de um País, é a base de tudo.
Muitos pais esquecem que seus filhos não estão interessados em relação de bens patrimoniais, nem em contas bancárias gordas, o que querem é um amigo para conversar, assistir a um filme, um jogo, curtir um restaurante, enfim, ser um irmão de fé e camarada.
Hoje, o que mais se vê são filhos órfãos de pais vivos; é mãe para um lado e pai para o outro. A criança está desamparada, sem amor, sem diálogo, sem carinho, psicologicamente desorientada.
Existem famílias que irmãos se encontram por acaso em suas próprias casas. Quando querem falar com o pai, esse se encontra ocupado, a mãe também, enquanto o filho pode estar usando alguma droga, praticando vandalismo, sendo catequizado por grupos maléficos.
Senhores pais, a juventude encontra-se desestimulada e alheira, muitas vezes, por desencanto ou por ser órfão de pai e mãe vivos, vai buscar, no tóxico e na vadiagem, a solução para suas carências que, certamente, não existiriam se houvesse mais carinho, amor, harmonia e paz nas famílias.
Senhores pais, será que vamos continuar pecando com os nossos filhos ou vamos procurar ser mais do que ter mais, lembrando que a família e a educação são os alicerces para a formação de bons cidadãos. Vamos, juntos, resgatar a família, a educação e o Brasil.
“Todo homem, cada homem, é responsável pelo destino da humanidade, por suas ações ou omissões”. Dom Helder Câmara“O individualismo gera o egoísmo, raiz de todos os males”. Dom Helder Câmara“A dignidade do homem reside na família (Papa João Paulo II)”.
“O cidadão que não conhece os seus direitos, não tem o direito de lutar por eles” (Ruy Barbosa).
*** ALDERICO SENA - alderico@aldericosena.com.br – Bacharel em Teologia, Sociedade e Política, Pós Graduando em Gestão de Pessoas e Presidente do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário