sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PESQUISADOR SUGERE QUE MULHERES CONGELEM OVÁRIOS AOS 20 ANOS...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).
Mulheres deveriam congelar partes de seus ovários aos 20 anos para melhorar as chances de ter um bebê quando alcançarem os 30 ou 40 anos, segundo um especialista em fertilidade. A informação foi publicada nesta quinta-feira no site do jornal britânico "The Independent".
Apesar de algumas mulheres já congelarem alguns de seus óvulos, guardar pedaços dos ovários garante milhares de óvulos a mais e uma probabilidade maior de ter um filho, de acordo com Sherman Silber. O médico foi o responsável pelo primeiro transplante total de ovário.
Outros médicos dizem que é preciso ter cautela e insistem que é preciso saber mais sobre a taxa de sucesso do procedimento.
Guardar um terço de um ovário significaria que cerca de 60.000 óvulos seriam capturados com o tecido, que poderia ser transplantado de volta quando a mulher ficar mais velha, defende Silber. Remover pedaços do tecido do ovário deixa o resto dele intacto, então a mulher pode continuar tentando conceber naturalmente se quiser, diz ele.
Silber disse que o congelamento convencional de óvulos, oferecido em clínicas, tem desvantagens. Cada coleta de óvulos consegue capturar entre 5 e 10 unidades, o que é muito pouco, segundo ele. "Talvez as mulheres estejam sendo levadas a pensar que um ciclo de congelamento de óvulos lhes dê segurança e isso não é verdade."
O congelamento do tecido do ovário é mais barato e resulta em mais óvulos guardados. "Uma mulher pode congelar o ovário aos 19 e ter um ovário de 19 anos quando tiver 40", disse ele.
Tony Rutherford, presidente da Sociedade de Fertilidade Britânica, alertou que ainda é muito cedo para recomendar a reserva generalizada de tecido do ovário.
Um representante da Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana na Inglaterra disse: "Esse procedimento é relativamente novo e ainda está em desenvolvimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário