segunda-feira, 29 de novembro de 2010

JOVENS SÃO O FOCO PRINCIPAL DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS...


FONTE:
TRIBUNA DA BAHIA.

'Uma dessas pessoas tem Aids. E pode não ser quem você pensa. A Aids não tem preconceito. Você também não deve ter'. Esse é o mote da campanha do Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, e que este ano terá como público alvo os jovens em geral (mulheres e homens), entre 15 a 24 anos, com prioridade para as populações das classes C, D e E.O foco da campanha é a desconstrução do preconceito contra quem vive com HIV/Aids e o principal objetivo é dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/Aids, combater o estigma e a discriminação que recaem sobre as pessoas vivendo com HIV/Aids e mostrar a proximidade da infecção do universo dos jovens.
Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado, através da coordenação estadual de DST/Aids, marcará a data com a realização de um evento, a partir de 10h30min do dia 1º, quarta-feira, no auditório da Uneb, em Narandiba. Na oportunidade, será entregue o Troféu Artista Voluntário na Luta contra a Aids/2011, que este ano premiará o cantor Léo Santana, vocalista da Banda Parangolé.
Durante a solenidade, que terá a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, também será lançada a campanha de prevenção do HIV/Aids para o período do verão e o carnaval de 2011, promovida pelo governo do Estado.Também em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a coordenação estadual de DST/Aids, em conjunto com o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) e a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), ONG que assiste portadores de HIV/Aids e atua há 21 anos em Salvador, promovem um evento amanhã (30), a partir de 9 horas, no auditório do Cedap, com o tema "Jovens que vivem com HIV/Aids: Histórias de vidas diferentes, mas uma causa comum: lutar contra o preconceito em torno da doença".
NO CEDAP.
Amanhã, durante o evento do Cedap, o IBCM fará o lançamento do calendário 2011 "Lute Contra a Aids - Abrace a Vida", com a finalidade de arrecadar recursos que serão direcionados a ações com crianças, adolescentes e famílias que vivem e convivem com HIV/Aids. Diversas personalidades e profissionais da área de Aids cederam suas imagens, abraçando crianças atendidas pela IBCM.
Na mesma oportunidade, serão apresentados os resultados da parceria entre o Cedap e o IBCM em projetos voltados para crianças, adolescentes e jovens, famílias e pessoas em situação de rua vivendo e convivendo com HIV/Aids, chamado Programa Comunitário de Adesão.O Cedap, localizado na rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia, é uma unidade de referência da Secretaria Estadual de Saúde, na assistência e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids.
LAÇOS VERMELHOS.
No Dia Mundial de Luta contra a Aids serão colocados laços vermelhos nos principais prédios públicos da capital. O laço vermelho simboliza a solidariedade e o comprometimento na luta contra a Aids, e foi escolhido por sua ligação com idéia de sangue e paixão.
Inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo, a proposta de utilizar o laço vermelho partiu de um grupo de artistas nova-iorquinos que queriam homenagear as pessoas mortas pela infecção com o HIV. O símbolo foi usado publicamente pela primeira vez pelo ator Jeremy Irons, em 1991.
TROFÉU.
O Troféu Artista Voluntário na Luta Contra a Aids, que este ano será entregue ao cantor Léo Santana, foi instituído pela Sesab/Programa Estadual de DST/Aids parahomenagear artistas que se destacam não somente pelo talento e criatividade artística, mas também por serem considerados éticos e socialmente responsáveis, comprometidos com as causas sociais e humanitárias, entre elas a prevenção da Aids.
Em edições anteriores, o troféu foi entregue a Daniela Mercury (2006), Margaret Menezes e Saulo Fernandes (2007), Carlinhos Brown (2008), Gerônimo (2009) e Mariene de Castro (2010).
NÚMEROS.
No Brasil, no início da década de 1980, a epidemia do HIV atingiu, principalmente, os usuários de drogas injetáveis, gays e outros homens que fazem sexo com homens, assim como os indivíduos que receberam transfusão de sangue e hemoderivados. Já nos últimos anos da década de 1980 e início dos anos 1990, a epidemia assumiu outro perfil - a transmissão heterossexual passou a ser a principal via de transmissão do HIV, e vem apresentando maior tendência de crescimento em anos recentes, acompanhada de uma expressiva participação das mulheres na dinâmica da epidemia.
Os últimos anos são marcados também pelo processo de interiorização e pauperização da infecção, a qual passou dos estratos sociais de maior escolaridade para os menos escolarizados.
Na Bahia, dos 11.967 casos registrados de 1982 até junho deste ano, cerca de dez por cento incide na população jovem de 15 a 24 anos. Uma curiosidade ainda nesta faixa etária é que, a partir de 2002, tem sido observado maior número de casos em jovens do sexo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário