quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

COTAS PARA AFRODESCENDENTES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A partir do ano que vem o concurso de ingresso na carreira diplomática, do Instituto Rio Branco, terá cotas para negros. Segundo o Itamaraty, a reserva de vagas vai valer apenas na primeira fase das provas. Geralmente, cerca de 300 candidatos atingem a nota de corte para avançar na seleção. Serão criadas 30 vagas extras para afrodescendentes que irão avançar para a segunda etapa.
A partir daí, todos concorrem nas mesmas condições, sem mais reservas para negros.
O concurso do Instituto Rio Branco deve começar em março, com a primeira etapa de oito provas objetivas. O ministério espera 10 mil inscritos, que irão disputar 26 vagas.
O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, já assinou a portaria que prevê a reserva de vagas para afrodescendentes na primeira fase da disputa para o Rio Branco. O texto deve sair amanhã no “Diário Oficial da União”.

Uma nova versão do edital será publicada com os detalhes das novas normas do concurso, entre elas que devem ser criadas 10% de vagas extras para a segunda etapa. O Itamaraty já oferece bolsas de estudos para afrodescendentes que queiram estudar para o concurso.
São 66 bolsistas que recebem R$ 25 mil por ano para pagar um curso preparatório, comprar livros e custear despesas pessoais sem precisar trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário