sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CUIDADOS AJUDAM A EVITAR INTOXICAÇÃO ALIMENTAR NAS FESTAS DE FIM DE ANO...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Alimentos mal condicionados ou manipulados sem o cuidado necessário podem ser fontes de doenças. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo faz um alerta à população para garantir que as festas do fim de ano não se transformem, literalmente, em uma dor de barriga.
Nos alimentos deixados em temperatura ambiente pode haver o crescimento de bactérias ou de suas toxinas, que causam diarreias e vômitos. Por isso, a especialista recomenda que as refeições permaneçam, no máximo, duas horas fora de refrigeração.
Também há necessidade de cuidado redobrado com refeições à base de ovo, uma fonte em potencial para a transmissão da Salmonella Enteritidis, bactéria responsável por 50% dos casos de gastroenterites.
É preciso cuidados também na hora de consumir tortas e salgados. Quando não assados corretamente, sem que a temperatura atinja o recheio, podem alojar a bactéria causadora do botulismo. A doença pode provocar paralisia flácida das pálpebras, falta de ar, fraqueza muscular de braços e pernas, além de dificuldade para falar ou engolir. Se não tratada a tempo, pode levar até a morte.
DICAS PARA UMA CEIA SEM PERIGO.
- Lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro;
- Não misturar alimentos de origens diferentes, como carnes e verduras, em cima da pia;
- Não usar a mesma faca durante a preparação de diferentes alimentos;
- Lavar bem frutas e verduras com água potável/tratada e depois higienizá-las com hipoclorito de sódio ou água sanitária (siga as instruções do rótulo ou da bula do produto). Vinagre doméstico não mata os microrganismos. Ajuda apenas a despregar sujeiras;
- Cozinhar, assar ou fritar muito bem os alimentos a serem consumidos. Sempre aquecer as sobras antes de ingeri-las;
- Guardar os alimentos já preparados dentro da geladeira;
- Não consumir alimentos de procedência clandestina ou desconhecida;
- Lavar latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário