quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ATENDIMENTO DERMATOLÓGICO PARA PESSOAS COM ALBINISMO ACONTECE NESTA SEXTA (28)...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Dando continuidade a Campanha Emergencial de Prevenção do Câncer de Pele nas Pessoas com Albinismo, profissionais de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estarão nesta sexta-feira (28) nas ilhas de Maré e Bom Jesus dos Passos realizando atendimento dermatológico para as pessoas com albinismo.
Equipes estarão espalhadas nos postos de saúde das Ilhas de Maré e Bom Jesus dos Passos para realizar o atendimento. Uma outra equipe esteve na Ilha de Paramana para divulgar a ação e realizar uma triagem para que os moradores dessa ilha também possam ser atendidos.
A Campanha é promovida pela Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba), com o apoio das secretarias da Saúde do Município e Estado. A ação tem o objetivo de identificar e cadastrar portadores da doença junto à Apalba. Os casos suspeitos serão encaminhados para consulta especializada.
A população receberá também orientações sobre doenças de pele e cuidados com os olhos. Os albinos serão beneficiados ainda com a distribuição de protetor solar. "O nosso objetivo é apoiar cada vez mais a Apalba, identificando esses pacientes e cadastrando eles, para que possam ter acesso ao tratamento necessário.
Nós queremos aproximar cada vez mais as pessoas com albinismo às unidades de saúde", disse a coordenadora do Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário, Silvia Pimentel.
A estimativa da Apalba aponta a existência de cerca de 20 pessoas com albinismo nestas localidades, algumas com lesões pré-cancerígenas, sem acesso regular à assistência especializada.
Embora a prioridade dessa ação nas ilhas seja o atendimento das pessoas com albinismo, o atendimento especializado será também assegurado a pessoas residentes naquelas localidades e previamente identificadas com outras doenças da pele consideradas graves, como a hanseníase.
ALBINISMO - O albinismo é um distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos.
Os portadores de albinismo correm o risco de desenvolver câncer de pele e cegueira, por isso devem evitar a exposição solar direta ou indireta, sendo recomendado o uso de óculos escuros, chapéu, sombrinha e protetor solar constantemente. É importante também fazer visitas periódicas ao oftalmologista e dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário