segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

VOCÊ PENSA QUE ENERGÉTICO É ÁGUA? (PARTE DOIS)...


ELES PREJUDICAM O SONO?
Sim. Em um primeiro momento você perde o sono e fica acelerado, porém, segundo Paulo Zogaib, acabado o efeito, o organismo precisa compensar as horas de sono perdidas e daí a pessoa tende a dormir mais.
HÁ INTERAÇÕES PERIGOSAS COM MEDICAMENTOS?
Sim. O resultado da combinação de energético com medicamentos pode ser bastante prejudicial ao organismo. Se a pessoa já tem algum problema de saúde, tende a piorar. O uso isolado de estimulantes já altera as funções do organismo.
VICIA O ORGANISMO A PONTO DE PERDER O EFEITO?
Sim. Assim como os demais estimulantes químicos (cafeína ou drogas, como a cocaína, dentre outros), eles deixam de fazer efeito se tiverem o uso contínuo e a pessoa passa a ingerir quantidades cada vez maiores para obter o mesmo resultado.
CRIANÇA PODE TOMAR? POR QUE SÃO CONHECIDOS COM “REFRIGERANTE DE ADULTO”?
Os energéticos são conhecidos como "refrigerante de adulto" porque, apesar de não serem alcoólicos, apresentam uma dose alta de cafeína e de substâncias com nível toxicológico questionável, e o organismo de uma criança não está preparado para receber tamanhas doses. “Se um adulto já fica acelerado, imagine uma criança. Ela pode apresentar tremedeira, ficar nervosa e muito acelerada”, explica.
TEM LIMITE DE CONSUMO? PODE CONSUMIR TODO DIA?
Não deve ser consumido todos os dias, principalmente substituindo sucos, água ou refrigerantes tradicionais nas refeições. O clínico geral Flávio Tocci explica que não há nenhuma indicação positiva comprovada em relação aos energéticos e que ingeri-los uma ou duas vezes na semana não faz mal, mas que consumir este tipo de bebida todos os dias pode trazer complicações, assim como ocorre com a ingestão excessiva de qualquer outro estimulante. Flávio explica que a quantidade exata permitida depende do organismo e da receptividade de cada pessoa.
ATLETA PODE CONSUMIR? DÁ DOPPING? O TREINO RENDE MAIS APÓS TOMAR ENERGÉTICO?
De acordo com o personal trainer Edson Ramalho, o rendimento físico de qualquer pessoa aumenta depois da ingestão deste tipo de bebida que, apesar de serem liberadas pelo Comitê Olímpico, as substâncias que compõem os energéticos, quando ingeridas em excesso, podem caracterizar dopping.
DÁ PARA TOMAR PENSANDO EM REBATER OS SINTOMAS DA GRIPE, COMO O CANSAÇO?
Para o clínico geral Flávio Tocci, os energéticos podem comprometer a recuperação de um paciente com gripe ou com algum outro problema, se consumidos em excesso. “O problema é combinar energético e remédios e acelerar um organismo que já está mais debilitado. Não faz mal se for consumido uma vez ou outra, mas quando o paciente apresenta qualquer problema de saúde, deve tomar cuidado para não agravar ainda mais seu estado”, explica. OS
ENERGÉTICOS ENGORDAM?
A nutricionista Roberta Stella explica que os energéticos contêm valor calórico semelhante à quantidade de um copo de refrigerante ou suco de laranja e, por isso, quem deseja emagrecer deve consumir com moderação.
*** Por Natalia do Vale / Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário