quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BEBER COM MODERAÇÃO AUMENTA NÍVEIS DE COLESTEROL BOM...

FONTE: COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).
Dois relatórios divulgados nesta semana afirmam que consumir quantidades moderadas de álcool pode fazer bem à saúde. A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph".
Na primeira pesquisa, publicado online pelo "British Medical Journal" nesta quarta, o professor William Ghali, da Universidade de Calgarye, e seus colegas revisaram 84 estudos anteriores sobre a relação entre o consumo de álcool e doenças.
Eles compararam o número de consumidores moderados de álcool e abstêmios que sofreram ou morreram de doença cardíaca e derrame, e concluíram que o risco diminuiu entre os bebedores em 14% a 25% dos casos.
O segundo estudo, conduzido por Susan Brien na mesma universidade canadense, analisou 63 estudos existentes sobre consumo de álcool e níveis de colesterol e gordura.
A pesquisa levantou que o consumo de uma dose --de cerca de 15 g de álcool-- por mulheres e duas por homens fez bem à saúde, independente do tipo da bebida.
O estudo afirmou que o álcool ingerido com moderação aumentou significativamente os níveis de colesterol bom, que limpa as paredes dos vasos sanguíneos do colesterol ruim, impedindo obstruções que podem levar a doenças cardíacas.
No entanto Cathy Ross, enfermeira cardíaca sênior da Fundação Britânica do Coração, alerta: "beber mais do que quantidades razoáveis de álcool não oferece nenhuma proteção e pode causar hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, alguns tipos de câncer e danos ao nosso coração".
"Se você não bebe, não é uma razão para começar. Resultados semelhantes podem ser alcançados pela prática de exercícios e uma dieta equilibrada e saudável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário