quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

RISCO DE SIBUTRMINA SUPERA BENEFÍCIO, DIZ ANVISA...

FONTE: ANGELA PINHO, DE BRASÍLIA (www1.folha.uol.com.br).
Utilizada para inibir o apetite e ajudar no emagrecimento, a sibutramina pode trazer riscos ao coração e ao sistema nervoso central, afirmaram técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em audiência pública nesta quarta-feira.
De acordo com Murilo Freitas, gerente de farmacovigilância da agência, há também relatos de psicoses, depressão e até suicídio relacionados com o uso do medicamento.
Por outro lado, de acordo com ele, embora a sibutramina de fato auxilie a moderar o apetite, uma parcela pequena dos pacientes consegue perder mais de 10% do peso, percentual que a Anvisa considera que de fato auxiliaria no tratamento da obesidade.
Seguindo o que foi feito na Europa e nos Estados Unidos, a Anvisa quer proibir a sibutramina e outros emagrecedores derivados das anfetaminas (anfepramona, femproporex e mazindol), que além de causar riscos de reações adversas graves, não trariam redução de peso significativa.
Antes da decisão final da Anvisa, foi convocada a audiência audiência que acontece nesta quarta em Brasília, com a presença de especialistas e do público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário