quarta-feira, 30 de março de 2011

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À FOME, OBESIDADE E DESPERDÍCIO COMEÇA DIA 31...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

'Fome. Obesidade. Desperdício. Não alimente este problema'. Este é o slogan da campanha deste ano do Sistema CFN/CRNs (Conselho Federal de Nutricionistas/Conselhos Regionais de Nutricionistas), que será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 31 de março, Dia da Saúde e Nutrição. Para marcar o lançamento da Campanha, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-5 – Bahia e Sergipe) promoverá uma mesa redonda aberta ao público sobre o tema a partir das 19 horas no Auditório Astor Pessoa, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Paralela, em Salvador, onde distribuirá panfletos de conscientização. Comporão a mesa do debate os nutricionistas Amanda Valente, Emerson Ornelas Palmeira e Jailton Ferreira Junior.


Não será necessário fazer inscrição prévia, bastando registrar nome, profissão e contatos na entrada no auditório. Interessados receberão certificado.“O Dia da Saúde e Nutrição é uma boa data para lembrar de cuidar da alimentação.


Ainda mais vivendo em um cenário onde a fome, a obesidade e o desperdício de comida crescem de forma assustadora”, aponta o conselheiro do CRN-5, Fábio Rodrigo Santana dos Santos. A campanha seguirá até 16 de outubro, com atividades em locais de grande concentração de pessoas, divulgação na mídia e em redes sociais.


Segundo Fábio, através das ferramentas de educação alimentar e nutricional, nutricionistas e outros profissionais de saúde podem colaborar no combate aos problemas focados na campanha.


“Podemos ajudar a população a aproveitar melhor os alimentos, a adquirir práticas alimentares mais saudáveis e munir as pessoas e os governos de senso crítico para que realizem e exijam ações que combatam estas questões”, declara.


“Precisamos vencer os obstáculos da transição nutricional em que vivemos, na qual a fome convive paralelamente com o desperdício e o consumo excessivo que gera doenças, como a obesidade”, pontua o nutricionista, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


Por entender que a obesidade, o desperdício e a fome são problemas que caminham juntos, o CRN-5 está incentivando não só os nutricionistas, mas também toda a sociedade a se unir para combatê-los. Segundo a conselheira do Regional, Bárbara Eduarda Panelli, “adotar hábitos alimentares mais saudáveis, planejar o consumo e evitar o desperdício de alimentos já é um bom começo.


Isso pode até não acabar com o problema, mas o que não podemos é deixar que ele cresça ainda mais”, declara. “As pessoas precisam aprender a aproveitar os alimentos de forma integral e nós, nutricionistas, precisamos passar o conhecimento que temos a este respeito para a sociedade, além, é claro, de praticar o que ensinamos na prática da produção de alimentos”, afirma.


Nos dias 31 de agosto e 16 de outubro, serão comemorados respectivamente o Dia do Nutricionista e o Dia Mundial da Alimentação e nessas datas os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs) de todo o Brasil promoverão outras ações para dar maior visibilidade ao tema da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário